Bolsonaro é alvo de buscas da PF e terá que usar tornozeleira eletrônica


A Polícia Federal realizou, na manhã desta sexta-feira (18), uma operação de busca e apreensão em locais ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. As ações ocorreram tanto na residência de Bolsonaro quanto em seu escritório político, localizado na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília. A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Além das buscas, o STF impôs uma série de medidas cautelares ao ex-presidente. Entre elas, estão:

  • o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica;
  • a proibição de utilizar redes sociais;
  • manter contato com seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro;
  • se aproximar de embaixadas ou manter diálogo com embaixadores. 

Essas medidas foram tomadas diante de suspeitas de uma possível tentativa de fuga e um suposto pedido de asilo ao ex-presidente norte-americano Donald Trump.

A Polícia Federal informou que foram cumpridos dois mandados de busca, além das medidas cautelares, dentro do inquérito sigiloso de número Pet 14.129.


O caso e as acusações

Réu no Supremo Tribunal Federal, Jair Bolsonaro é acusado de chefiar uma organização criminosa envolvida na tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022. O processo está em sua fase final e se aproxima do julgamento.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, em 14 de julho, as alegações finais do caso, pedindo a condenação de Bolsonaro. Segundo a PGR, ele deve responder pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de bem tombado. A denúncia também solicita que o ex-presidente seja condenado à prisão.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem