STF decide que demissão de concursados em estatais será feita apenas com justa causa


A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (8) é para que as empresas estatais apresentem justificativas para demissões de trabalhadores concursados. A medida contentou a Federação Ùnica dos Trabalhadores (FUP) que defende que a medida possa alcançar também dispensas arbitrárias realizadas no passado.

De acordo com o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar: “A FUP e sindicatos travam uma luta histórica por segurança no emprego no sistema Petrobrás, pois sabemos que demissões são motivadas por perseguições e encontram respaldo na cultura organizacional da empresa, que empodera os gerentes e esvazia os fóruns coletivos”.

Marthius Sávio Lobato, advogado que representa FUP nos tribunais superiores de Brasília, considera uma decisão “boa e importante” de que seja permitido a exoneração de contratados por meio de concurso público e regidos pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), apenas sendo apresentada justa causa.

"A partir de agora, a demissão precisará de uma justificativa do empregador e o trabalhador demitido vai poder entrar com ação na Justiça e discutir essa motivação. E, se a demissão for ilegal, terá como consequência a reintegração do empregado. Atos administrativos ilegais vão impor a responsabilidade ao administrador público com a caracterização de improbidade administrativa”,

conclui o advogado.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem