Empresas serão obrigadas a incluir o nome da empresa nas ofertas de emprego, decide a CAS

Hoje, quarta-feira, dia 20, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou o Projeto de Lei do Senado (PLS) 520/2015, apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que torna obrigatório que empresas que anunciam vagas de emprego informem seu nome fantasia ou razão social. O senador Wilder Morais (PL-GO) deu um parecer favorável à proposta, incluindo emendas. Agora, o texto seguirá para análise na Câmara dos Deputados, a menos que pelo menos nove senadores apresentem um recurso para análise no Plenário.

O relator acredita que essa medida oferece maior segurança aos trabalhadores, evitando golpes financeiros nos quais criminosos utilizam falsas ofertas de emprego para acessar dados pessoais e sigilosos dos candidatos.


Emendas

Wilder Morais acrescentou duas emendas ao projeto. O texto determina que anúncios de emprego, seja em mídia impressa (incluindo panfletos), internet, rádio ou televisão, devem incluir o número de vagas disponíveis para cada função, bem como a razão social ou nome fantasia da empresa recrutadora. Também será obrigatório fornecer o endereço físico para obter informações adicionais, proibindo a substituição desse endereço por e-mail ou caixa postal.

As emendas incorporam essas regras à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452, de 1943) e estabelecem multas de R$ 500 a R$ 5.000 em caso de descumprimento.


Requerimentos

A comissão também aprovou o requerimento (REQ) 86/2023, do senador Magno Malta (PL-ES), para convidar a ministra da Saúde, Nísia Verônica Trindade Lima, a prestar informações sobre a Resolução 715, de 2023, do Conselho Nacional de Saúde, que aborda temas relacionados à legalização do aborto e da maconha nas orientações estratégicas para o Plano Plurianual.

Além disso, foi aprovado o REQ 103/2023, do senador Eduardo Girão (Novo-CE), para a realização de uma audiência pública sobre a disponibilidade do medicamento Trastuzumabe, utilizado no tratamento do câncer de mama, e solicita que seja enviado um convite à ministra da Saúde, Nísia Trindade, para participar.

Fonte: Agência Senado

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem