Indígenas e quilombolas mostram suas tradições culturais na 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar

Roupas customizadas, biojoias, peças em cerâmica, cocás, brincos de pena, tiaras, colares, pulseiras e ervas medicinais. Esses são alguns dos elementos representativos do cotidiano de comunidades quilombolas e indígenas baianas que estão sendo comercializados na 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, no Parque Costa Azul, em Salvador. O evento é gratuito e segue até este domingo (18/12).

Quem visitar a feira vai poder adquirir alguns desses produtos em exposição nas tendas Quilombola, Indígena e do Artesanato.  A Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá (ABPAGI), sediada no município de Ituberá, no Baixo Sul do estado, apresenta peças de biojoias feitas com coco da piaçava, coco da Bahia, sementes e madeiras, a exemplo de colares, brincos, pulseiras, anéis e também cestarias, utensílios para casa, como espelhos, mandalas, vasos para plantas, bolsas e vassouras feitas com a fibra da piaçava.

Leonildes dos Anjos é artesã da ABPAGI e afirma que a Feira sempre supera as expectativas dos agricultores. “É uma vitrine e, assim, podemos mostrar o nosso trabalho para a Bahia, Brasil e o mundo. Já estamos contando as horas para poder estar nesse evento onde tudo acontece. A felicidade, reconhecimento e expansão caminhando juntos! Viva a Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária. Afinal, nossa força está em campo”.

O evento conta também com uma Tenda Indígena. Entre os participantes está a Associação dos Pequenos Produtores Rurais Indígenas Kiriri, do município de Barreiras, com peças em cerâmica, de madeira, osso, coco e sementes. Luciana Kiriri é representante da Associação. “Estamos muito felizes em participar de um evento com indígenas de toda a Bahia. A Feira pra gente é de extrema importância para que a gente possa divulgar para todo o estado”.

Também compõe a Feira uma Tenda de Artesanatos de agricultores familiares com produtos de diversas regiões e os armazéns dos 27 territórios de identidade da Bahia com 2.293 produtos de 209 empreendimentos da agricultura familiar, além de Praça Gastronômica, Cozinha Show, programação musical e muito mais.

A Feira é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes - Bahia), com o apoio da Bahiatursa, Conder, secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Planejamento (Seplan) e Educação (SEC).

 

Serviço

O quê: 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Onde: Parque Costa Azul, em Salvador

Data: 14 a 18 de dezembro

Horário: das 17h às 22h (Quarta-feira), das 10h às 22h (Quinta-feira e Sexta-feira) e das 9h às 23h (Sábado e Domingo)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem