Pandora Papers revela que Paulo Guedes e Presidente do Banco Central mantém offshore em paraíso fiscal, e oposição move ação por improbidade

 O super ministro de Bolsonaro, Paulo Guedes e o Presidente do Banco Central viram suas fortunas mantidas nos offshores em paraísos fiscais serem revelados pelo jornalismo investigativo intitulado Pandora Papers.

Ministros de Bolsonaro como Guedes, cantores como Shakira, presidentes, reis, celebridades, políticos e empresários milionários estão nesta considerada a maior rede de investigação de paraísos fiscais do mundo.

Foto Reprodução

Com a notícia de que Guedes e Roberto Campos Neto-presidente do Banco Central mantinham offshores nestes lugares, a oposição comandada por Molon entrou com ação de improbidade administrativa.

Segundo Molon, servidores do alto escalão do governo federal não podem manter divisas em paraísos fiscais.

"Isso é gravíssimo e viola frontalmente o artigo 5º do Código de Conduta da Alta Administração Federal e, portanto, deveria levar à demissão do Ministro. Nós, da Oposição, vamos propor a convocação do Ministro e do presidente do Banco Central para prestar esclarecimentos à Câmara dos Deputados e entrar com representação no Ministério Público Federal (1a instância) por improbidade administrativa contra ambos.”

Segundo a revista Piauí, o órgão que fiscaliza -Comissão de Ética Pública, não viu nada de ilegal no offshore mantido por Guedes em paraíso fiscal.

Segundo a Comissão, as informações contidas nos julgamentos são sigilosas “em face dos dados sensíveis que delas constam – inclusive fiscais e bancários”.

Como sempre as informações nas pastas do governo Bolsonaro quando se referem a atos ilegais são considerados sigilosos e mantidos em segredo.

Por Kátia Figueira de Oliveira
Com informações do site Metrópoles

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem