VULCÃO CAPAZ DE GERAR TSUNAMI NO NORTE E NORDESTE DO BRASIL ENTRARÁ EM ERUPÇÃO EM ALGUNS DIAS

É isso mesmo que você leu, o Vulcão La Cumbre Vieja, localizado na Ilha de La Palma- nas Ilhas Canárias, próximo à costa do continente africano, colocou o Brasil em alerta.

O vulcão adormecido por décadas, começou a dar sinas de atividades sísmicas e acendeu o alerta amarelo de erupção. O alerta emitido pelo governo espanhol, pede que os estados da região norte e nordeste, o conhecido litoral setentrional formado pelo Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão e até mesmo o Estado de Pernambuco, fiquem atentos aos próximos dias ou semanas.

Foto Reprodução

Para uma erupção vulcânica gerar um tsunami, seriam necessários alguns fatores como quantidade e velocidade de um possível desmoronamento de parte da terra da ilha onde está o La Cumbre Vieja para o Oceano Atlântico, que, inclusive, não costuma ter tsunamis como os oceanos Pacífico e Índico.


Cerca de 4.222 tremores foram detectados no parque nacional em volta do vulcão - sendo o mais forte com magnitude de 3,5 graus na escala Richter, nessa quarta-feira (15), segundo informou o Instituto Geográfico Nacional da Espanha (IGN).

Embora pesquisadores afirmem que a chance de ocorrer um tsunami nas costas brasileiras sejam remotas, o governo espanhol fez a sua parte e avisou o Brasil, cabendo a nós ficarmos em alerta e acompanharmos as atividades vulcânicas do La Cumbre.

Texto: Kátia Figueira de Oliveira

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem