![]() |
| Foto: Ricardo Stuckert/PR |
Quando a cobrança começou a vigorar, em 30 de julho, o governo dos EUA divulgou uma relação de exceções que incluía quase 700 itens.
Agora, Trump ampliou essa relação, acrescentando dezenas de novos produtos, entre eles café, diferentes tipos de cortes bovinos, açaí, tomate, manga, banana e cacau.
A retirada das tarifas terá efeito retroativo e se aplicará às cargas que chegaram aos Estados Unidos desde 13 de novembro. Naquele dia, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, estiveram reunidos em Washington para mais uma etapa de negociação sobre o tema.
Reação de Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou, nesta quinta-feira (20), a decisão do governo Donald Trump de começar a retirar as tarifas adicionais sobre produtos do Brasil. Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula descreveu a iniciativa como “uma vitória do diálogo, da diplomacia e do bom senso”.
Ele também afirmou que enxerga o movimento dos Estados Unidos como um avanço para reconstruir a confiança entre os dois países.
“Hoje eu estou feliz porque o presidente Trump já começou a reduzir algumas taxações sobre produtos brasileiros. Essas coisas acontecem quando conseguimos conquistar o respeito das pessoas. Em política e economia não existe mágica, fazemos o que é possível, no momento certo, sem pegar ninguém de surpresa”, declarou.

Postar um comentário