![]() |
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil |
O Fies oferece financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas que participam do programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O resultado da pré-seleção será divulgado em 6 de maio, em chamada única, com formação de lista de espera. Os pré-selecionados devem comparecer à instituição de ensino nos dias 7 e 8 de maio, dentro do horário de atendimento, para comprovar os dados fornecidos na inscrição, como renda familiar e condição de deficiência, quando for o caso.
Quem pode participar?
Podem se inscrever candidatos que:
- Participaram do Enem a partir de 2010, com nota válida até antes da abertura das inscrições;
- Obtiveram média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação;
- Não participaram do exame como treineiros;
- Possuem frequência mínima exigida no curso pretendido;
- Têm renda familiar bruta mensal per capita de até três salários-mínimos (R$ 4.554 em 2025).
Para o Fies Social, é necessário estar inscrito no CadÚnico, com renda de até meio salário-mínimo por pessoa (R$ 758).
Cotas e critérios sociais
O edital prevê que 50% das vagas remanescentes serão reservadas ao Fies Social. A identificação dos candidatos será feita automaticamente com base nos dados do CadÚnico. Nesta modalidade, é possível obter financiamento de até 100% dos custos do curso.
Também haverá reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme a proporção populacional de cada estado.
Caso a instituição detecte divergência nas informações de renda, poderá solicitar documentos complementares. Candidatos com deficiência devem apresentar laudo médico com indicação do CID (Classificação Internacional de Doenças).
Vagas em 2025
No total, o Fies ofertará mais de 112 mil vagas em 2025. Destas, 67.301 são para o primeiro semestre. As restantes serão destinadas ao processo seletivo do segundo semestre, incluindo as que sobrarem após o fim da chamada atual.
Postar um comentário