![]() |
Foto: Arquivo Incra/BA |
Queda histórica na população rural
Apesar da liderança, o estado registrou uma redução no número absoluto de moradores em zonas rurais desde 2000, além de uma diminuição no total da população desde 1991. Em 2022, ambos os índices atingiram os menores valores observados nos últimos 52 anos. No total, apenas três dos 417 municípios baianos não tinham população rural em 2022: Salvador, Madre de Deus e Itaparica, localizados na região metropolitana.
A pesquisa apontou que, em todo o Brasil, 12,6% da população vivia em áreas rurais em 2022, o que corresponde a cerca de 1 em cada 10 pessoas (25.572.339 em números absolutos). Na Bahia, essa proporção era de 1 em cada 5 moradores. Logo após a Bahia, os estados com as maiores populações rurais eram Minas Gerais, com cerca de 2,4 milhões de habitantes, e o Ceará, com pouco mais de 2 milhões.
Essa diminuição no número de moradores em áreas rurais não é exclusiva da Bahia, mas reflete uma tendência nacional. Todas as regiões do país apresentaram quedas nesse indicador. Entre 2010 e 2022, o Brasil perdeu cerca de 4 milhões de pessoas em áreas rurais e ganhou 16 milhões em áreas urbanas.
Especialistas do IBGE apontam que fatores como migração, mudanças nas taxas de fecundidade e o aprimoramento dos métodos de coleta de dados do Censo contribuem para explicar essa transformação demográfica.
Postar um comentário