Órgãos estaduais garantem ações de apoio a municípios afetados pela chuva

Foto: Amanda Perobelli

O Governo do Estado segue com ações conjuntas para redução das consequências das chuvas e da seca em municípios baianos. São 24 cidades em situação de emergência em função de enchentes provocadas pelas chuvas, enquanto 195 convivem com os efeitos da estiagem. As ações para os dois contextos envolvem Corpo de Bombeiros, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo da Bahia (Seades-BA), Bahia Sem Fome, e outros órgãos de Estado. 

De acordo com Heber Santana, superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), para a situação das chuvas, estão sendo mobilizadas ajudas humanitárias através do Bahia Sem Fome, e monitoramento frequente do Corpo de Bombeiros da Bahia.

''Estamos trabalhando para trazer respostas às famílias que passaram por esse momento tão difícil. Temos 8.671 pessoas desalojadas e 351 pessoas desabrigadas, que estão sendo assistidas por esse esforço coletivo, seja nas ações emergenciais, salvamento pelo Corpo de Bombeiros, ajuda humanitária", detalhou. 

O órgão esteve no último final de semana nos municípios de Cotegipe, Wanderley e Muquém do São Francisco, junto com o governador Jerônimo Rodrigues e bombeiros militares, para analisar soluções para os problemas relacionados ao acesso dos moradores aos povoados e distritos. Segundo Santana, estão previstas obras de infraestrutura, a partir de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), para que as regiões atingidas tenham mais condições de atravessar episódios climáticos como os das últimas semanas. “Restabelecemos passagens para que os moradores tivessem acesso aos serviços de saúde, por exemplo. Mas, também já estamos na perspectiva da reconstrução. O governador autorizou obras que vão fazer com que essas cidades sejam reconstruídas mais fortes e estejam preparadas para superar outros episódios como esses", completou Heber. 

Nas 195 cidades baianas que enfrentam a seca, a limpeza de aguadas para melhorarias no acesso hídrico e distribuição de água potável, através de carro-pipa, estão entre algumas das ações do Estado. O superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia lembra que a seca esse ano ainda contou com o agravante do El Niño, fenômeno climático que tem atravessado o Brasil desde 2023, produzindo secas históricas como a que ocorreu na Amazônia. 


Rodovias afetadas

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra/SIT) realiza o monitoramento das rodovias das regiões Sul, Sudoeste, Oeste e Nordeste diante das ocorrências das chuvas desde o último dia 24 de janeiro. Até o momento foram registradas 29 ocorrências, sendo que 13 já foram concluídas. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem