Questão com viés ideológico no Enem e em concursos pode ser proibida


Frequentemente questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de concursos públicos têm sido alvo de questionamentos por trazerem, segundo os críticos, apontamentos com viés ideológico. Para combater isso, um projeto de lei do senador Cleitinho (PL-MG) veda a utilização desses conteúdos nas provas. A proposta ainda não foi encaminhada para análise das comissões.

O projeto

De acordo com o PL 6.138/2023, fica proibida a utilização de questões com viés ideológico nas provas do Enem, de concursos públicos e de vestibulares de universidades públicas.

Ainda conforme o texto, caso a medida não seja cumprida, a banca examinadora ficará sujeita à penalidade de suspensão de até cinco anos na participação de concursos públicos e vestibulares de universidades públicas e multa, nos termos de regulamento.


Os questionamentos

Atualmente, é constantemente questionada a possibilidade de uma abordagem neutra ser subjetiva e difícil de definir. O que pode ser considerado como "viés ideológico" pode variar de acordo com a interpretação de cada indivíduo. Além disso, a proibição total pode limitar a diversidade de perspectivas nos exames, prejudicando a promoção do pensamento crítico.

Cleitinho comentou que na aplicação do último Enem, em novembro de 2023, a bancada do agronegócio e de oposição ao governo buscou anular questões do Enem por, segundo eles, apresentarem críticas ao setor com "cunho ideológico e sem critério científico e acadêmico". Na oportunidade, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que possui 347 congressistas, cobrou explicações do ministro da Educação, Camilo Santana.

A questão em referência tinha um texto que dizia que, no Cerrado, o "conhecimento local" está subordinado "à lógica do agronegócio" e o "capital impõe conhecimentos biotecnológicos" que trazem consequências negativas. O trecho em questão faz parte de um artigo que foi publicado na Revista de Geografia da Universidade Estadual de Goiás. 


Enquanto a busca por imparcialidade e equidade nas avaliações é feita, é essencial encontrar um equilíbrio que não prejudique a diversidade de pensamentos e a capacidade dos exames de refletirem a complexidade da sociedade.

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