O que se sabe até agora sobre a vacina contra a dengue no SUS


O Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina contra a dengue, denominada Qdenga, no Sistema Único de Saúde (SUS). A Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias (Conitec) recomendou a inclusão da vacina, priorizando regiões com maior incidência e transmissão do vírus, além de faixas etárias de maior risco.

O próximo passo seria definir, em conjunto com estados e municípios, a estratégia de utilização da vacina, considerando o quantitativo disponível, uma vez que o laboratório Takeda, responsável pela produção da vacina, informou ter capacidade restrita de fornecimento de doses.

O esquema vacinal da Qdenga consiste em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. O laboratório prevê a entrega de 5.082 milhões de doses entre fevereiro e novembro de 2024.

A Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) sugere priorizar a vacinação na faixa etária entre 6 e 16 anos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, a definição da idade a ser priorizada dependerá da discussão com estados e municípios.

A Qdenga é uma vacina tetravalente, protegendo contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É composta por vírus vivo atenuado e é administrada em esquema de duas doses, independentemente do histórico de infecção por dengue.

A vacina é indicada para pessoas de 4 a 60 anos, sendo contraindicada para gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com imunodeficiências, e aquelas que tiveram reação de hipersensibilidade à dose anterior. A eficácia da vacina contra os sorotipos DENV-1, DENV-2 e DENV-3 foi avaliada, demonstrando eficácia variada. A eficácia contra o DENV-4 não pôde ser avaliada devido ao número insuficiente de casos durante o estudo. A vacina também mostrou eficácia contra hospitalizações por dengue confirmada laboratorialmente.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem