Glória: Uma Joia Histórica e Cultural da Bahia

Glória é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado na divisa com os estados de Pernambuco e Alagoas. A cidade tem uma história rica e interessante, com os primeiros habitantes sendo os índios das tribos “Mariquitas” e “Pancarus”. Por volta de 1705, um grupo de bandeirantes portugueses chefiados por Garcia D’Avila chegou a uma aldeia de silvícolas, estabelecendo-se ali. Esse foi o núcleo primitivo da cidade de Glória.

Os colonos ali estabelecidos constituíram família e deram início à efetiva colonização e povoamento do território. Foram aproveitados na prática da agricultura e no criatório de gado, o elemento indígena e o negro, que contribuíram de maneira expressiva para o soerguimento e evolução da incipiente localidade.

Originalmente, o município chamava-se Santo Antônio de Glória, criado em 1 de maio de 1886, pela Lei Provincial nº 2.5531. Em 1931, o município passou a ser chamado de Glória, por força dos decretos estaduais de números 7.455 de 23 de junho e 7.479 de 8 de julho de 1931.

O Decreto Estadual nº 7.455, de 23 de junho de 1931, foi um instrumento legal que resultou em mudanças significativas em vários municípios da Bahia. Este decreto simplificou o nome de alguns municípios, como o de Santana de Catu, que passou a ser chamado apenas de Catu. Além disso, o decreto também resultou na anexação de alguns municípios a outros, como foi o caso do município de Gameleira de Assuruá, que foi anexado ao município de Xique-Xique.

O Decreto Estadual nº 7.479, de 8 de julho de 1931, ratificou as mudanças feitas pelo Decreto Estadual nº 7.45512. Este decreto também resultou na criação de subprefeituras em algumas vilas, como foi o caso da Vila de Assuruá.

Portanto, os decretos estaduais de números 7.455 de 23 de junho e 7.479 de 8 de julho de 1931 tiveram um impacto significativo na organização administrativa de vários municípios da Bahia, incluindo a cidade de Glória

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem