Após denúncia de atrasos em pagamento, Sesab abre sindicância contra IGH


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) abriu sindicância nesta terça-feira (23) contra o Instituto de Gestão e Humanização (IGH). O objetivo da sindicância é investigar as denúncias de irregularidades no cumprimento das obrigações trabalhistas e acordos com as categorias do setor saúde, em especial, o grupo de enfermagem. 

A medida da pasta chega após enfermeiros e fisioterapeutas relatarem atraso salarial e irregularidades trabalhistas. Uma funcionária que preferiu não se identificar, relatou que o atraso já acumula dois meses. 

“Eles já tinham feito isso anteriormente e ficaram se arrastando por oitos meses na época do São João. Mas chamamos a imprensa e eles resolveram. Agora, este problema voltou novamente e já estamos na boca do Carnaval, mas isso [o atraso] ainda continua. Eles [IGH] não estão pagando os funcionários, dizendo que a Sesab não está pagando a eles. Disseram que o Governo do Estado passou metade do valor e eles pagaram só uma parcela dos funcionários, que foram os técnicos de enfermagem, e ficaram psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais sem receber. Até hoje não recebemos”, afirmou. 

A Sesab informou que todas as organizações sociais e prestadores de serviços de enfermagem, incluindo o IGH, receberam os recursos federais para o pagamento aos profissionais. 

A pasta informou que a organização já tinha sido anteriormente notificada administrativamente para realizar o pagamento ao quadro de colaboradores da enfermagem, contudo não regularizou em tempo oportuno.

“Adicionalmente há relatos de atrasos consecutivos no pagamento de salários. Diante de tal cenário, a organização social será convocada a prestar esclarecimentos, cujos desdobramentos possíveis vão desde sanções administrativas a medidas judiciais, a exemplo de ser considerada inidônea, o que impossibilita a realização de quaisquer contratos com o Governo do Estado”, diz a nota da Sesab. 

Por conta da situação a categoria realizou na manhã de hoje um protesto por conta dos atrasos salariais. Já o IGH ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Por Victor Hernandes

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem