Projeto de geladeira cultural estimula a leitura em Glória, na Bahia

O que fazer com uma geladeira velha que não funciona mais? Para a Coordenação de Cultura do Município de Glória, na Bahia, a resposta é transformá-la em uma biblioteca itinerante. Essa é a proposta do projeto Geladeira Cultural, que disponibiliza livros gratuitamente para a população em diversos espaços públicos da cidade.

A iniciativa começou em frente ao prédio da administração local, onde uma geladeira colorida e decorada chamava a atenção de quem passava. Dentro dela, havia vários títulos de diferentes gêneros e autores, que podiam ser pegos emprestados por qualquer pessoa interessada em ler. A única condição era devolver o livro após a leitura, para que outras pessoas também pudessem aproveitar.

Segundo Danilo Souza, coordenador de cultura e responsável pela Biblioteca do município, a ideia é incentivar o hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos de Glória, facilitando o acesso aos livros. “A leitura transforma, e nós precisamos levar livros a quem queira viajar nas histórias de cada um deles”, disse ele.


O projeto Geladeira Cultural segue um conceito que já existe em outras cidades do Brasil e do mundo, de usar geladeiras como pontos de troca de livros. No Brasil, existem cerca de 100 milhões de leitores, que compõem 52% da população, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. No entanto, a falta de tempo, de dinheiro e de acesso aos livros são alguns dos fatores que dificultam a leitura no país.

Por isso, a geladeira cultural é uma forma de democratizar a cultura e estimular a leitura, além de dar um novo uso a um objeto que seria descartado. A geladeira já passou por outros locais, como a escola e o CRAS, e o próximo destino será a secretaria de assistência social. Danilo também pretende levar a geladeira aos povoados de Glória, ampliando o alcance do projeto

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem