"Se Portugal quer repatriar os imigrantes brasileiros, devolvam junto o ouro", diz Flávio Dino


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, mencionou o mais recente caso de xenofobia contra brasileiros em Portugal. Durante aula magna em Brasília, nesta terça-feira (7), Dino defendeu os imites à liberdade de expressão em uma democracia.

"De onde tiraram [essa] ideia?", questionou. E acrescentou: "Ela diz que brasileiros estão invadindo Portugal. Bom, se for isso, nós temos direito a reciprocidade, porque em 1500 eles invadiram o Brasil, está tudo de acordo".

O ministro se refere ao vídeo em que uma portuguesa xinga uma brasileira de "porca" e diz para ela ir "para sua terra", o episódio aconteceu em Porto. Ele defende que o direito à liberdade de expressão não protege cidadãos de xingarem ou ameaçarem outras pessoas.

"E concordo até que eles repatriem todos os imigrantes que lá estão, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto [cidade de Minas Gerais] e fica tudo certo, tudo quites", declarou.

As críticas seguiram, com o que descreve como uma "ideia de que vale tudo" e o argumento equivocado de que qualquer freio a ataques do tipo configure censura.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem