Grileiro atira contra trabalhadores rurais e deixa três pessoas feridas na Bahia


Na manhã deste sábado (2), a população das comunidades tradicionais do território de Angico dos Dias, em Campo Alegre de Lourdes (BA), sofreu um atentado a tiros. Três pessoas foram baleadas e se encontram no hospital.

De acordo com relato, os tiros foram disparados por José Dias Soares Neto, vulgo Zé do Salvo, envolvido em tentativas de grilagem no local. As vítimas são três homens, dois do território de Angico dos Dias e um agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Juazeiro.

Os trabalhadores relataram que dois policiais presenciaram o atentado às comunidades e acobertaram o atirador, além de disparar contra os posseiros.

Desde o dia 25 de agosto, as famílias das comunidades de Angico dos Dias têm denunciado uma invasão na área de fundo de pasto, na divisa com os municípios de Caracol e Guaribas (PI). Funcionários, que dizem estar a serviço da empresa Terra Quente Agropecuária – de propriedade do português Carlos Manuel Subtil Duarte -, desmataram parte da vegetação e transportaram maquinário e materiais para o local, perfuraram o solo, colocaram postes de energia e iniciaram uma grande construção.


Grileiro/Grilagem: o que é?

Grilagem de terras é o termo usado para a prática de tomar posse de terras públicas ou de terceiros ilegalmente.

A palavra grilagem vem de uma antiga prática de falsificação de títulos de terras onde os criminosos usavam grilos para envelhecer esses documentos e dar a impressão de que eram antigos. Atualmente, os grileiros usam outros meios para praticarem esse crime.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem