Em Juazeiro, Governo do Estado reabre Centro de Cultura João Gilberto com programação diversa

Uma programação cultural de multilinguagens preencheu todos os espaços do Centro de Cultura João Gilberto (CCJG), em Juazeiro, na noite deste sábado (29). As apresentações marcaram a cerimônia de reabertura do equipamento cultural, realizada na presença do governador Jerônimo Rodrigues, que esteve acompanhado pela primeira-dama, Tatiana Velloso, após reforma completa do espaço, coordenada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), com recursos de R$ 2,6 milhões.

De acordo com Jerônimo, o potencial cultural de Juazeiro é notável e o evento de abertura do espaço é a prova viva da vocação criativa da cidade. Ele ainda adiantou que a entrega do equipamento integra um projeto de dinamização do setor. "Hoje não estamos entregando apenas o Centro Cultural, estamos entregando também o compromisso de editais, de recursos e de verbas para a cultura para os próximos anos aqui em Juazeiro. Queremos estabelecer o fortalecimento de visitações das escolas e de universidades para que isso aqui possa ser uma animação maior na região do São Francisco", pontuou.

A reforma e modernização do CCJG contemplou uma Sala de Espetáculo, com 209 poltronas e dois camarins, iluminação, banheiros, além de três Salas Multiuso, uma delas com capacidade para 80 pessoas. O Foyer conta com espaço para exposição, audição musical e recepção, já o Anfiteatro, foi reestruturado desde o palco, banheiros, camarins e arquibancada, com capacidade para 1.500 pessoas. Todos os espaços atendem às regras de acessibilidade.

Para o titular da Secult, Bruno Monteiro, a reabertura do CCJG representa a prioridade do  Governo do Estado com a política de territorialização da cultura, o entendimento de que a cultura se desenvolve com as próprias características dos territórios em toda a Bahia.  "Entendemos que aqui é um espaço para o pleno desenvolvimento das manifestações locais, para encontros, ensaios, discussões, e trocas, para que a cultura possa estar cada vez mais qualificada e adaptada a esse tempo que vivemos, com as múltiplas linguagens, mas, sobretudo, com o entendimento de que a cultura é inclusão social e é desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda", definiu. 

Inaugurado em novembro de 1986 e batizado em homenagem ao ilustre juazeirense, João Gilberto, o CCJG é também palco para produções culturais de todo o território do sertão do São Francisco, que abrange os municípios de Casa Nova, Sobradinho, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Sento Sé, Canudos, Curaçá e Uauá.

 

Programação diversa

A cerimônia oficial de reabertura do Centro Cultural aconteceu na Sala Principal, com a apresentação do Olodum e do cantor Aloisio Meneses e do Coral de Estudantes. A noite cultural contou ainda com uma encenação do ator juazeirense Devilles e de uma apresentação da TV Pelourinho.

Para o ator juazeirense Devilles, que apresentou um trecho do espetáculo Gota d'Água na noite deste sábado, a reabertura do espaço é um divisor de águas. "Estar na falta desse espaço por cinco anos foi realmente uma sensação de abstinência absoluta entre todos nós trabalhadores que ocupamos a casa com os nossos espetáculos, com as nossas atividades, com as nossas formações. Felizmente esse tempo passou, e a partir de hoje o que nós temos é o nosso teatro totalmente reestruturado, totalmente lindo, enfim, é um momento de grande emoção para todos", afirmou.

Na ocasião, o governador Jerônimo Rodrigues visitou e assistiu a todas as diversas mostras e apresentações artísticas e culturais expostas no CCJG. A noite de reabertura também contou com a apresentação da Fanfarra Águia de Haia, formada por estudantes do Colégio Ruy Barbosa, dos repentistas Valdir Lemos e Antonio Vieira. A ocupação artística-cultural teve ainda roda de capoeira, apresentação do Grupo Jam no João, exposição de grafiti e Feira da Economia Solidária.

Para a estudante Marley Silva Ribeiro, a reabertura do espaço vai dar frescor a toda região. "A expectativa é de renovação. Eu cresci aqui no João Gilberto, cresci aqui em Juazeiro, sempre acompanhando espetáculos aqui e essa reabertura vem para renovar, colocar um sangue novo e adicionar ainda mais na cultura do país", perseverou.

No anfiteatro, o público cantou e dançou ao som dos artistas João Sereno, filho de Juazeiro, Maviael Melo e Maurício Dias. O encerramento, ficou por conta da apresentação do cantor Gerônimo Santana.

Foto: Mateus Pereira

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem