Produções inéditas no abril indígena da TVE

 

Neste mês de abril, a TVE preparou uma programação especial voltada à valorização e visibilidade dos povos indígenas. Para marcar este mês de luta, a emissora exibe entrevistas, filmes e documentários a partir desta terça-feira (11).

A situação dos povos indígenas Yanomamis, do meio ambiente, a violência e a ocupação de terras dos povos originários no país são temas da entrevista com Dário Kopenawa no Giro Nordeste desta terça-feira (11), na TVE. O professor é vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami e idealizador do projeto de educação intercultural bilíngue. A atração semanal começa às 19h.

Na quarta-feira (12), o filme ‘Nūhū Yãg Mū Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!’ mostra a história do povo Maxakali, que ocupa terras em Minas Gerais, e a luta para manterem vivas as suas tradições em meio ao projeto colonial de destruição e genocídio pelos quais vem sendo submetidos durante anos. Dirigido por Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero, o documentário será exibido às 21h30.

A partir do dia 13, a TVE exibe filmes da Mostra Itaú Cultural. Na quinta-feira (13), ‘Reformatório Krenak’ narra a história de uma prisão instalada nas terras do povo Krenak durante a ditadura militar. Logo após, o filme ‘Yamiyxop – Os Espíritos Guerreiros’ mostra o rito do povo Maxakali e sua conexão espiritual com a ancestralidade.

Os filmes nas semanas seguintes são ‘Patxohã - Língua De Guerreiros’ (20), seguido de ‘Língua e Território’ e ‘Trilha da Lagoa Seca’, ambos na quinta (27), além de 'Krenak', no sábado (22). Os conteúdos vão ao ar sempre às 20h.

Filmado na comunidade Indígena Tupinambá da Serra do Padeiro, no sul da Bahia, o documentário ‘Cosmovisões’ será exibido na sexta-feira (14) e na quarta-feira (26), às 21h30. O filme, dirigido por Marcília Cavalcante, mostra a reunião de sete mulheres indígenas que foram convidadas à reflexão, transitando por sua mitologia, ancestralidade e caminhos para o bem viver.

A emissora exibe também conteúdos inéditos feitos pela Fian Brasil, instituição que atua na garantia dos direitos humanos e na efetiva promoção de políticas públicas para povos e comunidades tradicionais. Os documentários ‘O Tekoha e o Prato Escolar: o Pnae na Aldeia Teýikue’ e ‘A Roça, O Rio e Os Degraus: Alimentação Escolar Indígena No Alto Solimões’ debatem os desafios em adequar as refeições escolares nas terras e escolas indígenas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A exibição acontece na quarta-feira (19), às 17h30, com horário alternativo na sexta-feira (21), às 20h, e na terça-feira (25), às 17h30.

Na quarta-feira (19), às 21h30, o longa-metragem ‘Parente - A Esperança do Mundo’ traz uma mensagem de fé. Dirigido por Graciela Guarani, o filme promove uma reflexão sobre a palavra resistência e toda sua magnitude frente a arte, linguagem e pensamento dos povos originários. É uma produção sobre esperança, resiliência, força e a cultura indígena.

Fechando a sequência de exibições, no sábado (29), às 21h30, vai ao ar o filme ‘Paola’, de Ziel Karapotó, que narra a história de dois amigos que cresceram no território indígena Karapotó, no interior de Alagoas, porém, em suas juventudes, acabaram seguindo caminhos diferentes. Na sequência, outros curtas serão exibidos, entre eles ‘Meu Ser’, ‘Ibirapitanga’, ‘Ecos da Onça e do Pajé’, ‘Re-ocupação’, ‘Colheita Maldita’ e ‘Minha Avó Foi Pega a Laço’.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem