Acompanhamento de processos de ITD será realizado via Balcão Virtual da Sefaz-Ba

O atendimento consiste na interação por videoconferência entre a equipe de atendentes e os usuários dos serviços do fisco estadual

O Balcão Virtual de atendimento da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) disponibiliza a partir da próxima terça-feira, dia 6, a prestação por videoconferência do serviço de acompanhamento de processos de ITD - Imposto de Transmissão de Causa Mortis e Doação. Já as questões relativas a parecer técnico, avaliações, legislação e dúvidas de preenchimento de peticionamento eletrônico de ITD devem ser direcionadas ao e-mail: _ITDDistribuicao@sefaz.ba.gov.br.

Com a inclusão do acompanhamento de processos de ITD, o Balcão Virtual passa a ser uma das principais portas de entrada para a prestação de serviços da Secretaria, abrangendo as principais demandas dos usuários. Por meio do Balcão Virtual, é possível realizar a emissão e retificação do DAE – Documento de Arrecadação Estadual, obter orientações para emitir a Nota Fiscal Avulsa, realizar o cadastramento de destinatários ou transportadores no banco de dados da Sefaz, buscar orientações relativas aos demais serviços da Sefaz-Ba e acessar o Plantão Fiscal, responsável por esclarecer dúvidas sobre a legislação tributária.

O Balcão Virtual atende de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30, exceto nos feriados. O atendimento consiste na interação por videoconferência entre a equipe de atendentes e os usuários dos serviços do fisco estadual. O acesso à plataforma ocorre a partir das 8h, quando começa o ordenamento da fila virtual.

Já são mais de 65 mil atendimentos prestados desde que o serviço foi lançado em outubro de 2021. A média é de cinco mil atendimentos realizados a cada mês de forma rápida, prática, segura e com 100% de resolutividade.

“O rol de serviços ofertados permite resolver on-line as principais demandas externas às áreas técnicas da Secretaria, o que representa uma nova etapa na evolução na prestação dos serviços públicos da Sefaz”, explica o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária, Félix Mascarenhas.

 

Como acessar

Para ser atendido, o contribuinte precisa acessar a plataforma de atendimento por meio de canal on-line disponibilizado no site da Sefaz-Ba, no endereço eletrônico www.sefaz.ba.gov.br. Se o acesso for via celular ou tablet, é necessário, antes de entrar na sala, baixar gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams. Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais - App Store ou Google Play - no seu dispositivo móvel.

A plataforma virtual criou uma dinâmica de atendimento que respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador. O tempo médio de espera na fila virtual é de seis minutos e o de duração do atendimento é de cerca de cinco minutos.

O serviço é personalizado, ao contar com salas de atendimento individuais para manter o sigilo dos procedimentos. O contribuinte tem 90 segundos para entrar na sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual.

Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados, caso o atendente considere necessário. Ao final do atendimento, será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário

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