Com inflação em alta, consumidor pode economizar nas compras com listas do Preço da Hora



Aplicativo do Governo do Estado permite a pesquisa de preços de mercadorias comercializadas em toda a Bahia e já foi baixado mais de 492 mil vezes em smartphones.

Com a inflação oficial do país chegando a 12,13% no acumulado dos últimos doze meses, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aplicativo Preço da Hora Bahia, do Governo do Estado, torna-se um aliado importante do consumidor ao ajudar a economizar na hora das compras. Uma das ferramentas do app, a “Listas de compras”, permite que o usuário elabore listas de até 40 itens, contendo, por exemplo, remédios, produtos alimentícios, produtos de limpeza e outras que o consumidor desejar. Gerenciado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), o Preço da Hora Bahia conta hoje com um pico 92,8 mil usuários mensais, e já foi baixado mais de 492 mil vezes em smartphones de toda a Bahia.

O aplicativo permite pesquisar os preços de mais de 500 mil produtos em todo o estado, tomando por base as informações extraídas das mais de 3,4 milhões de notas fiscais eletrônicas processadas diariamente pela Sefaz-Ba. O Preço da Hora pode ser baixado em dispositivos móveis na Apple Store e na Google Play Store, além de estar disponível no site precodahora.ba.gov.br. A nota média da ferramenta na Google Play Store é de 4,5, considerada ótima, de acordo com as avaliações feitas pelos usuários.

“Desde que o Preço da Hora Bahia foi lançado, em abril de 2020, temos trabalhado sempre com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais o aplicativo, que se afirma como uma ferramenta importantíssima de pesquisa de preços para o consumidor”, explica Felipe Abreu, auditor fiscal da Gerência de Sistemas e de Modelagem das Regras de Negócio da Sefaz-Ba.

 

Listas personalizadas

Para fazer a relação de itens personalizada, basta abrir o app, clicar na opção “Lista”, localizada na barra inferior da tela, apertar “Nova Lista” e informar um nome para esta relação, que pode ser, por exemplo, Mercado, Farmácia, Churrasco, entre outros. Com a lista criada, o usuário deve retornar à tela inicial do app e pesquisar um produto que deseja incluir. Ao chegar ao produto desejado, clicar no botão “Adicionar à lista”, representado pelo ícone do carrinho de compras com o sinal de positivo, e selecionar a lista na qual deseja incluir a mercadoria. Fazendo isto para cada produto, o usuário terá sua lista preenchida. Também é possível editar a lista, para alterar a quantidade de unidades de cada produto, ou para excluir um item.

Na hora de pesquisar, basta ir para “Listas”, escolher a lista desejada e selecionar “Processar”. Rapidamente o app fará a pesquisa, apontando os cinco estabelecimentos com melhores preços e também as mercadorias encontradas e não encontradas em cada local. A ferramenta também faz a totalização do valor das compras.

 

Pesquisa por item

Para uma simples pesquisa de preços por item, basta digitar o nome do produto ou fazer a leitura do código de barras impresso na embalagem, clicando na opção “Código de Barras”, que fica na barra inferior da tela. A ferramenta destaca em especial a pesquisa de preços de medicamentos e combustíveis. O usuário pode ver ainda na tela do app o dia e a hora de  realização da última venda da mercadoria, além de telefone e rota para se chegar ao estabelecimento onde ela está  à venda. Antes de se deslocar, é importante confirmar se os eventuais descontos exibidos continuam válidos e se são aplicáveis a todos os clientes.

A última versão do aplicativo apresentou ainda outras funcionalidades, como a “Melhor Hora”, que monitora o volume de notas fiscais emitidas ao longo do dia, indicando assim a maior ou menor presença de consumidores no estabelecimento no período entre as 7h e as 21h para todos os dias da semana, a fim de que o usuário possa evitar filas e aglomerações.

 

Usuários elogiam

Em comentário na Google Play Store, o usuário Silas Braga Jr relata: “Só elogios pro app. Já consegui negociar preços no balcão de estabelecimentos apenas mostrando o resultado da pesquisa com os concorrentes. É um dos aplicativos mais úteis que baixei, sem dúvidas”. Para o consumidor Fabricio da Silva Gomes, o Preço da Hora Bahia é “Bom demais”. “Só a facilidade de encontrar tudo que eu quero de dentro de casa com o menor preço vale nota 10”, ressalta. Ailton Cardoso também aprovou o app: “Já vou no lugar certo. Além de encontrar o preço mais baixo, ganho tempo”

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem