terça-feira, 7 de junho de 2022

Bahia leva mel com pedaços de favo e pólen para maior feira de produtos naturais da América Latina



Quem visitar o estande Agricultura Familiar da Bahia, na maior feira de produtos naturais da América Latina, a Naturaltech, que começa nesta quarta-feira (08), no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, vai conferir o mel com pedaços de favo da marca Melira, produzido por agricultores e agricultoras familiares do Semiárido baiano, vinculados à Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp).

O mel Melira traz como principal característica a pureza. Ele é multifloral com predominância das flores silvestres da Caatinga, livres de contaminação de pesticidas e agrotóxicos, o que assegura a qualidade e o elevado padrão dos produtos.

Os produtores contam com a diversificação da flora nativa, que confere ao mel um sabor exclusivo e de alto valor medicinal e uma diversidade de cores, aromas e sabores apreciados em todo o mundo. A marca Melira traz ainda o mel puro em garrafas, sachês e bisnagas. Os produtos contam com o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF) e Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Na Naturalthec, o produto pode ser encontrado no estande Agricultura Familiar da Bahia, instalado numa área de 110 m², localizado na Rua H/I/7/8, onde também serão comercializados outros produtos já conhecidos e aprovados pelo público como nibs de cacau, chocolates, palmito, pólen, cafés especiais, derivados de licuri, frutas desidratadas, castanhas, dentre outros.

No estande Agricultura Familiar da Bahia, o público também vai poder adquirir o pólen da Cooperativa Canavieirense de Apicultores (Coaper), de Canavieiras, que traz a marca Natuflora. Um alimento que se destaca por suas propriedades e benefícios à saúde. O produto foi eleito por especialistas do Congresso Brasileiro de Apicultores como o melhor pólen do Brasil. 

Tem ainda o mel do Velho Chico, 100% natural, comercializados em embalagens de 1kg, 500g e 250g, resultado da atividade desenvolvida por agricultores e agricultoras familiares cooperados da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), localizada no município de Ibotirama. 

O estande Agricultura Familiar da Bahia é uma realização do Governo do Estado, por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial e do Fida, respectivamente. Os projetos financiam associações e cooperativas formadas por agricultores familiares desde a produção no campo até a comercialização e se alinham ao conceito da Naturaltech, que preza por iniciativas sustentáveis.