Twitter lança botão anti-fake news e políticos se preocupam com denúncias em massa de adversários, veja como denunciar

O Twitter implantou o botão chamado de anti-fake news, já disponível na plataforma social e que visa combater as postagens ofensivas, spam e notícias falsas ou os chamados factóides políticos.



Mas, advogados especialistas em direito eleitoral e digital se preocuparam com este botão. Segundo eles, os adversários políticos de determinado candidato podem agir de forma orquestrada, denunciando massivamente um post apenas para derrubar conteúdos dos adversários.

Este problema pode de fato acontecer, já que no Brasil as campanhas digitais costumam ser bastante acirradas e agora caberá aos coordenadores de campanha aprenderem a lidar com esta nova ferramenta e evitar que seu candidato saia prejudicado.

"Acho uma temeridade esse mecanismo de denúncia de fake news. Certamente será usado sem qualquer controle, gerando mais dúvida do que solução", diz Alexandre Fidalgo, especialista em direito eleitoral e em casos que envolvem liberdade de expressão.

Criminalista especializado em LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), André Damiani também defende critérios objetivos para identificação de conteúdos enganosos, com ampla divulgação aos usuários.

O Twitter, contudo informa que não considerará o número de denúncias que um conteúdo receberá, mas conteúdos que violam a sua política.

Segundo a plataforma eles usarão uma combinação de avaliação humana e automação para destacar que categorias de denúncias serão  avaliadas criteriosamente.

O botão se chama : Denunciar tweet. Para acessá-lo, basta clicar nos 3 pontinhos em cima de cada post... que uma janela se abrirá com a opção. Depois clique em denunciar que uma nova janela se abrirá como mostra a imagem abaixo:


Por Kátia Figueira de Oliveira



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem