Bolsonaro e Mourão tem planos de privatizar a Petrobras usando o alto preço dos combustíveis como desculpas

 Bolsonaro e seu vice Mourão estão articulando para privatizar a Petrobras, do mesmo jeito que fez com o Correios e Eletrobras.

Mas para evitar críticas da oposição, o argumento que ele encontrou para justificar tamanha irresponsabilidade foi o alto preço dos combustíveis.

Sérgio Lima/Poder360

Bolsonaro disse durante uma entrevista para uma rádio em Pernambuco, sua ideia de privatizar a estatal:

“É muito fácil, ‘aumentou a gasolina, culpa do Bolsonaro’. Eu tenho vontade, já tenho vontade de privatizar a Petrobras”.

Ontem a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto que altera o valor do ICMS sobre combustíveis.

Mourão chegou a dizer que esta é uma medida paliativa, e que seria importante ter um "fundo estabilizador", para conter as altas dos preços.

O Fundo Estabilizador, é um mecanismo usado para subsidiar os preços dos combustíveis, e poderiam ser abastecidos com parte dos royalties ou excedente das exportações do petróleo. 

Eles querem criar uma espécie de Fundo Soberano do Petróleo no país.

Vale lembrar que em 2008, Lula criou o Fundo Soberano do Brasil, que serviu como uma reserva para crises que o país enfrentasse. Lembram da marolinha? 

Mas, assim que assumiu o poder, Temer retirou todos os recursos do Fundo Soberano, torrou o dinheiro e extinguiu o mesmo, deixando o país sem recursos para conter as crises internacionais, como a gerada pela pandemia e que prejudicou nossa economia.

Teme-se que a ideia de Bolsonaro, não seja a mesma que o Lula e o discurso do Fundo seria só uma desculpa para privatizar nossa Estatal.

Fonte: Poder360
Por Kátia Figueira de Oliveira

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem