![]()  | 
| Foto: Divulgação/INSS | 
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a notificar, nesta terça-feira (13), cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios nos últimos anos e que podem ter sido vítimas de descontos irregulares ou não autorizados. A medida faz parte de uma apuração sobre possíveis fraudes cometidas por associações, sindicatos ou entidades diversas que, em muitos casos, realizaram cobranças sem o consentimento do segurado.
Esses beneficiários terão a oportunidade de informar se autorizaram ou não os descontos. Quem não reconhece as cobranças poderá solicitar o estorno dos valores, desde que fique comprovada a irregularidade.
Como será feita a notificação?
A comunicação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. O instituto alerta que não fará contato por telefone, e-mail, SMS ou WhatsApp. Portanto, desconfie de mensagens ou ligações que prometam ajuda ou solicitem dados pessoais.
O que fazer se receber a notificação?
- Acesse o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) ou o site meu.inss.gov.br.
 - Verifique se há notificações sobre descontos questionáveis.
 - Siga as instruções para confirmar se autorizou ou não as cobranças.
 - Em caso negativo, siga os passos para solicitar o ressarcimento.
 
Onde tirar dúvidas?
Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a central de atendimento do INSS, pelo número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Postar um comentário