“A Educação Museológica: diálogos culturais entre universidade, museu e escola a partir do acervo do Museu do Sertão de Petrolina-PE” é a nova exposição realizada em parceria com a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A mostra utiliza fotografias e textos para destacar a importância dos museus na criação de uma identidade cultural e no fortalecimento do diálogo entre museu, escola e universidade. A abertura da exposição ocorreu na última segunda-feira (11) e ela estará disponível para visitação durante todo o mês de novembro no hall da Reitoria da Univasf.
Segundo a docente do Colegiado de Artes Visuais da Univasf e orientadora da pesquisa, Flora Romanelli Assumpção, a exposição possui um caráter didático-pedagógico, abordando a função social, cultural e histórica dos museus. “É importante dialogar com os estudantes das escolas e da universidade sobre a necessidade de criarmos museus em diversos campos do conhecimento, com equipes de profissionais e espaços adequados para seus acervos e exposições. Além disso, é fundamental sugerirmos ao Museu do Sertão uma abordagem crítica de seu próprio acervo, atualizando-o para representar a diversidade das populações que vivem na região”, comenta a docente.
A exposição faz parte do projeto de pesquisa “Museu do Sertão e a Educação Museológica”, coordenado pela pesquisadora Bárbara Pontes de Assis. Além da docente do Colegiado de Artes Visuais da Univasf, Flora Assumpção, o projeto conta com a orientação de docentes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE). Financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), o projeto conta com cinco bolsistas, incluindo a discente da Univasf Ana Fabrícia Rodrigues Silva, e tem o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da Prefeitura Municipal de Petrolina
Postar um comentário