![]() |
Foto: Fabio Motta | Prefeitura do Rio |
No último sábado (16), o Rio de Janeiro testemunhou um fenômeno climático extraordinário ao registrar um recorde histórico de sensação térmica. Às 10h20, a estação de Guaratiba marcou uma temperatura de 60,1°C, o maior valor já registrado desde o início das medições. Este superou o recorde anterior, também registrado em Guaratiba, em novembro de 2023, quando a sensação térmica alcançou os 59,7 ºC.
Segundo os dados fornecidos pelo Alerta Rio, a previsão para hoje indica que as temperaturas podem atingir até 40°C, com céu predominantemente claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva.
O Brasil está atualmente enfrentando uma severa onda de calor, impulsionada por uma bolha de calor que se estabeleceu no norte da Argentina e do Paraguai. Conhecida como domo ou cúpula de calor, esse fenômeno ocorre quando uma área de alta pressão se mantém estacionária por dias ou semanas, retendo o ar quente. Essas massas de ar aquecido se espalham pela atmosfera, formando uma cúpula que desvia as frentes frias, intensificando ainda mais o calor na região.
Postar um comentário