ONU estuda nova rota para levar ajuda ao norte de Gaza

Foto: Mohammed Ibrahim

O aumento da fome já resultou na morte de 20 crianças palestinas. As negociações em curso no Cairo ainda não levaram ao fim da guerra. Poucos dias antes do início do mês sagrado para os muçulmanos, o Ramadã, e sem qualquer acordo de cessar-fogo à vista para Gaza, os profissionais humanitários da ONU expressaram preocupação com o número crescente de crianças que estão morrendo de fome. A agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos, UNRWA, declarou que "a situação é terrível e está piorando a cada minuto".

O Conselho de Segurança realizou uma reunião para discutir a situação da guerra. Na ausência de um acordo entre o Hamas e Israel, as equipes de ajuda da ONU planejam explorar a viabilidade de usar uma estrada de acesso militar israelense ao norte de Gaza para transportar um mínimo de 300 caminhões de ajuda todos os dias.

Segundo a ONU, atualmente chegam ao norte do enclave, diariamente, no máximo, 150 caminhões, onde uma em cada seis crianças com menos de dois anos sofre de subnutrição grave. Pelo menos 20 menores morreram nos últimos dias.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem