Em ano eleitoral, Prefeitura de Paulo Afonso planeja anunciar construção de ciclovia esperada a 15 anos


Em documento vazado, a prefeitura de Paulo Afonso pede permissão ao Diretor-Superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Saulo Filinto, para construir uma ciclovia de 2,2km de extensão que vai desde o Balneário Prainha até o Supermercado Economart.

No ofício, é explicado que o projeto será feito por meio de licitação, bancado pelo Governo Federal e fiscalizado pela Caixa Econômica Federal.

Apesar das informações contidas no documento, como motivações e o mapa de planejamento, não é informado o custo total da obra.


Proposta e sonho antigo

Em 2009, o então vereador Gilson Fernandes (PSB), apresentou um requerimento para construção de uma ciclovia interligando o centro da cidade com os bairros do BTN, Jardim Aeroporto, Prainha, Rodoviário, Vila Matias e Zona Rural, porém, a obra não foi sequer iniciada.

Em 2019, 10 anos depois da proposta, após a prefeitura de Paulo Afonso tornar público a realização de um processo licitatório para contratação de empresa para construir uma ciclovia que ligaria o BTN ao centro de Paulo Afonso, a Comissão Permanente de Licitação, divulgou em nota, no Diário Oficial do Município, que o processo licitatório para dar início à construção estaria cancelado porque o município estaria sem receita para bancar a execução do projeto.

Diversos ciclistas e pedestres se arriscam diariamente na estrada que liga o ''lado de cá'' com o ''lado de lá'' a anos, e essa obra é um sonho antigo do povo da cidade. Muda governo, reeleições são concluídas e nada é feito a respeito da situação.
Em publicações nas redes sociais da Prefeitura de Paulo Afonso é comum ler comentários de populares cobrando constantemente a obra da ciclovia.


Época conveniente

No mês de Novembro de 2023, foi feita uma ciclovia que liga o bairro Jardim Bahia ao Moxotó, o que tornou a passagem de pedestres e ciclistas muita mais segura.

O que chamou atenção na obra é que a ciclovia termina coincidentemente em frente ao novo Condomínio Riviera, o que fez diversas pessoas se questionarem se obra só foi iniciada por conta do novo condomínio fechado, contribuindo de alguma forma para o investimento privado.

Outra coisa que chamou a atenção dos transeuntes foi um cartaz no local com uma frase insinuando que os moradores da localidade agradeciam a obra ''feita'' por o atual prefeito em exercício, Marcondes Francisco, porém, na realidade, quem colocou o cartaz foi a própria prefeitura.

Atualmente, são muitas as informações de que funcionários e prestadores de serviços não estão sendo pagos pela prefeitura, além de terem férias atrasadas.

Coincidentemente em ano eleitoral, época em que diversas obras e serviços são prometidos à população, este documento surge como uma resposta aos questionamentos sobre como andam as receitas do município de Paulo Afonso e do que os gestores atuais são capazes de fazer para buscar a reeleição.


Confira:




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem