Governo alerta que 7 milhões de famílias devem atualizar CadÚnico


O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou nesta segunda-feira (5) que cerca de 7 milhões de famílias, entre beneficiárias e não beneficiárias do Programa Bolsa Família, precisam atualizar seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico.

Essa atualização é parte da ação contínua de Qualificação Cadastral, que inclui dois processos: Averiguação Cadastral (AVE24) e Revisão Cadastral (REV24), de acordo com a legislação.

Os dados cadastrais devem refletir a realidade das famílias em vulnerabilidade, visando ser utilizados para formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Além disso, as atualizações dos dados visam prevenir fraudes no recebimento de benefícios e melhorar o acesso aos programas federais que utilizam as informações do CadÚnico.

Na Averiguação Cadastral, são verificadas as informações prestadas pelas famílias no momento do cadastramento, que apresentaram algum indício de inconsistência, como renda, declaração de vínculo empregatício ou composição familiar. Já a Revisão Cadastral abrange famílias com cadastro desatualizado há mais de 2 anos.

O MDS esclareceu que uma mesma família pode estar nos dois processos de qualificação, dependendo da situação. Este ano, a maior parte das famílias visadas pelo governo federal está com os registros desatualizados há mais de 24 meses.


O que fazer?

As famílias inscritas no CadÚnico, mencionadas na Ação de Qualificação Cadastral de 2024, estão sendo comunicadas por meio de mensagens no aplicativo do CadÚnico, disponível para smartphones Android e IOS, além da internet. As famílias beneficiárias do Bolsa Família também recebem comunicações nos aplicativos do programa, no Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios. Já as famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica podem ser notificadas por mensagem na fatura da conta de energia elétrica.

Após a notificação, os responsáveis pelas famílias devem procurar pessoalmente o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em seu município ou o setor da prefeitura responsável pela gestão municipal do CadÚnico, para atualizar os dados do núcleo familiar. Em alguns casos, a atualização cadastral poderá ser realizada no domicílio.

Ao se dirigir ao posto de atendimento, os responsáveis devem levar documento de identificação com foto, CPF ou Título de Eleitor, comprovante de residência e documentos de todas as pessoas da família que moram no mesmo domicílio.

Mesmo sem receber qualquer notificação sobre a Revisão Cadastral, o beneficiário pode verificar a situação de seus dados, data da última atualização e data limite para nova atualização cadastral no aplicativo do Cadastro Único.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem