Crimes violentos na Bahia têm redução de 18% em janeiro de 2024

Foto: Jorge Cordeiro/SSP-BA

Os números da produtividade das forças de segurança da Bahia em janeiro de 2024 foram revelados durante uma coletiva de imprensa no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com a presença do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e outros líderes. Destaque para a significativa redução de 18% nos crimes violentos letais e intencionais, indicando uma tendência positiva em relação ao ano anterior. Os dados revelam quedas expressivas em homicídios, feminicídios, lesões corporais e latrocínios, assim como uma redução notável nos crimes contra o patrimônio, incluindo roubos e furtos de veículos, e assaltos a ônibus.

De acordo com o secretário Marcelo Werner, trata-se de números que demonstram a importância do trabalho integrado, investimento e inteligência policial.


“A gente segue a mesma tendência do final de 2023, com redução significativa dos principais índices criminais e mostrando a maior produtividade a partir das operações de inteligência e operações preventivas da Polícia Militar e da Polícia Civil. Isso tudo é resultado das ações desencadeadas pelas forças de segurança que estão integradas na Bahia, mas não só do nosso Estado, também com o apoio das forças de segurança federais”, avalia ele.


O Departamento de Polícia Técnica registrou um aumento de 12% na produção de laudos periciais, refletindo um investimento em tecnologia e modernização. A preparação para o Carnaval e os próximos meses continua, com um foco contínuo na redução dos índices criminais, através de investimentos em inteligência policial e tecnologia avançada, como a interligação com o sistema do Tribunal de Justiça.


Carnaval

A folia momesca deste ano terá inovações. O secretário Marcelo adiantou que a festa deste ano vai contar com o auxílio tecnológico, com “câmeras que estão com um algoritmo de contagem de pessoas, o sistema de rádio novo, sendo utilizado nos dois circuitos para fazer uma comunicação rápida com as pessoas. Os trios vão estar com GPS da Segurança Pública para poder fazer o monitoramento do circuito”. Além disso, serão distribuídos 42 cães da Polícia Militar nos portais de abordagem dos circuitos.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem