Sisu 2024: Inscrições começam hoje para a única seleção do ano

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificado 2024 (Sisu) começam hoje, 22 de janeiro, e vão até às 23h59 do dia 25. Este ano, o Sisu terá apenas uma edição, marcando uma mudança significativa em relação aos anos anteriores.

 

O que é o Sisu?

O Sisu é um programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas do país. Para participar do processo seletivo do Sisu 2024, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como não ter zerado a prova de Redação.

 

Quantas vagas estão disponíveis?

Para esta edição do programa, o MEC disponibilizou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior.

 
Quais são as regras para a adesão por meio de cotas?

Neste ano, foram anunciadas algumas mudanças para a candidatura a essas vagas. Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência. Caso não alcancem as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, entrarão na disputa pelo benefício.

 

Quando serão divulgados os resultados?

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro4. Diferentemente dos anos anteriores, em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

Com essas informações em mãos, os estudantes podem se preparar para essa importante etapa de suas vidas acadêmicas. Boa sorte a todos os candidatos!

Faça a sua inscrição através do link SISU.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem