Pataxós erguem nova aldeia e combatem grileiros após desastre da Vale em Brumadinho


O rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG) completou cinco anos, e desde então, grupos indígenas afetados têm enfrentado uma série de desafios. As consequências da tragédia afetaram não apenas o meio ambiente, mas também comunidades indígenas, como os Pataxó e Pataxó Hã-hã-hãe, em São Joaquim de Bicas (MG).

A Aldeia Naô Xohã, situada às margens do Rio Paraopeba, foi severamente impactada pela lama tóxica, prejudicando suas atividades produtivas e práticas religiosas. Os impactos levaram a divisões na aldeia, levando muitos indígenas a buscar novos rumos, inclusive buscando proteção em programas de defensores dos direitos humanos.

Liderados pela cacique Célia Angohó, um grupo de 30 famílias Pataxó Hã-hã-hãe recebeu apoio da comunidade nipo-brasileira para erguer a Aldeia Katurãma em uma área de 36 hectares conhecida como Mata do Japonês, em São Joaquim de Bicas. No entanto, a ocupação não foi sem desafios, pois enfrentaram ameaças de grileiros e tiveram que lidar com incêndios e invasões.


A Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB) desempenhou um papel fundamental ao doar a área e assumir responsabilidades financeiras relacionadas à transferência legal. Apesar das ameaças dos grileiros, a comunidade indígena conseguiu obter a posse legal da terra, com cláusulas que visam à proteção e cuidado ambiental da região.

As ameaças dos grileiros foram levadas ao conhecimento do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU), que solicitaram investigações à Polícia Federal. MPF e DPU também emitiram recomendações à Vale para garantir a segurança e integridade física dos Pataxó, incluindo a contratação de equipes de segurança.


Apesar dos desafios enfrentados, a comunidade indígena demonstrou resiliência e determinação em proteger suas terras e cultura, contando com o apoio de organizações e instituições comprometidas com seus direitos e bem-estar.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem