MPF abre inquérito contra o Kwai por suposta produção e veiculação de conteúdo falso


O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito, nesta quinta-feira (18), para investigar a conduta da rede social Kwai no Brasil, suspeita de promover conteúdos e perfis falsos. A investigação, baseada em uma denúncia anônima e notícias sobre a estratégia da plataforma, tem como foco: a criação de perfis falsos de autoridades públicas, produção e circulação de notícias falsas, a veiculação de vídeos violentos e exposição indevida de menores.

Há indícios de que as postagens na rede com informações falsas sejam produzidas pela própria plataforma ou por empresas de publicidade contratadas por ela. A Joyo Tecnologia Brasil, responsável pelo Kwai no país, e as empresas de publicidade que prestam serviços à plataforma foram notificadas para prestar esclarecimentos e preservar materiais relevantes para a investigação.

Esta é a primeira vez que uma plataforma de rede social é investigada não por intermediar, mas por produzir diretamente conteúdos falsos. A investigação está sendo conduzida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão de São Paulo, que já conduz apurações sobre outras sete plataformas por supostas omissões no combate à desinformação e à violência digital

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem