Milei é empossado presidente da Argentina, diz que "não há dinheiro" e anuncia ajuste fiscal


O novo presidente da Argentina, Javier Milei, quebrou o protocolo de posse, neste domingo (10), ao discursar de fora do Congresso. A vice-presidente Victoria Villarruel, por sua vez, discursou dentro do prédio.

Ao falar para os apoiadores em frente à escadaria do Parlamento, Javier Milei afirmou que hoje eram encerradas décadas de fracasso e disputas sem sentido.  "Hoje começa uma nova era na Argentina, era de paz e prosperidade, de conhecimento e desenvolvimento, de liberdade e progresso", disse Milei.

O presidente afirmou que nenhum outro governo havia recebido uma "situação pior" do que a atual. Javier, que é economista e levantou em sua campanha críticas ao sistema ecônomico argentino, citou a necessidade de um ajuste fiscal. Segundo ele, "diferente do passado, [o ajuste] cairá sobre o Estado e não sobre o setor privado". “Não há alternativas ao ajuste e ao choque. Naturalmente vai afetar o nível de emprego e de pobres e Miseráveis, nas nada diferente do que aconteceu nos últimos 12 anos. É um primeiro gole amargo para começarmos a reconstrução da Argentina”, acrescentou.

Milei aproveitou o momento para ressaltar o desejo de erradicar a alta inflação do país: "Vamos lutar contra unhas e dentes para erradicá-la". O novo presidente argentino finalizou o discurso bradando por três vezes: "Viva a liberdade, caramba!".

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem