Alagoanos contam com rede assistencial do SUS para diagnóstico e tratamento do HIV


O mês de dezembro destaca-se pela cor vermelha, simbolizando a campanha pela intensificação do cuidado e prevenção contra o Vírus da Imunodeficiência Humana, conhecido como HIV. Em Alagoas, a população pode contar com uma rede assistencial abrangente, que abrange desde o diagnóstico precoce até o acompanhamento das pessoas afetadas pela doença, incluindo a distribuição dos antirretrovirais.

Os testes rápidos para detecção do vírus HIV estão acessíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 102 municípios alagoanos e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). Nestes locais, além do diagnóstico, são fornecidas informações cruciais sobre prevenção, enfatizando a importância do uso de preservativos durante as relações sexuais. Os CTAs estão presentes em Maceió, incluindo o Posto de Atendimento Médico (PAM) Salgadinho, o Hospital Universitário e o Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA). No interior, esses serviços estão disponíveis em municípios como Marechal Deodoro, União dos Palmares, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Coruripe, Delmiro Gouveia, Matriz do Camaragibe, Maragogi e Murici.

Quanto à assistência às pessoas vivendo com HIV, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com os Serviços de Assistência Especializada (SAEs), que oferecem consultas com infectologistas e disponibilizam os antirretrovirais. Em Maceió, esses serviços estão localizados no PAM Salgadinho, no HU, no HEHA e na Clínica da Família do Jacintinho. No interior, municípios como União dos Palmares, Arapiraca e Palmeira dos Índios também contam com esses serviços.

A gerente estadual de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis, Waldineia Silva, ressaltou que graças à rede assistencial, o SUS assegura o diagnóstico, o acompanhamento médico e a entrega da medicação para as pessoas vivendo com HIV, proporcionando um tratamento eficaz e permitindo uma vida normal, destacando que viver com o HIV não é uma sentença de morte, desde que as pessoas se cuidem.


PrEP e PEP

Uma das formas de se prevenir do HIV é a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.

Já a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Ela deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem