A mídia vergonhosa da Prefeitura de Paulo Afonso

Em meio ao atraso da decoração natalina na cidade e um escândalo envolvendo um funcionário fantasma no gabinete do vice-prefeito (atual prefeito em exercício), a Prefeitura de Paulo Afonso tira tempo para anunciar o pagamento do 13º salário dos servidores públicos do município através de vídeos cômicos publicados nas redes sociais.


Decoração Natalina

Em um edital publicado pela Prefeitura no dia 10 de Novembro, no Diário Oficial do Município, edital de licitação, a prefeitura buscou contratar uma empresa especializada na área, que ficaria responsável pela decoração natalina deste ano em oito pontos da cidade.

No edital, especificava que a ornamentação seria feita na:

...Praça do Monumento Obelisco (1), Praça dos Apóstolos (2), Igreja Sagrada Família (3), Avenida Apolônio Sales (4), Avenida Getúlio Vargas (5), complexo dos lagos (6): Parque Balneário, Aurora e o Touro e a Sucuri, Praça das Mangueiras (7) e Praça da Vila Moxotó (8).

O documento informa que a decoração natalina seria prevista pro dia 03 de dezembro de 2023 a 06 de janeiro de 2024.

Até o dia da publicação desta matéria, nenhuma ornamentação foi posta em nenhuma dessas localidades.


Funcionário Fantasma

Através de uma reportagem feita pela equipe do Ilha News, um suposto "funcionário fantasma" na Prefeitura foi denunciado.  Informações como idade, residência atual e cargo foram divulgados, porém o nome do funcionário foi preservado. Foi divulgado que o cargo que ocupado por ele era no gabinete do vice-prefeito (atual prefeito em exercício) Marcondes Francisco, desde janeiro de 2021, mas de acordo com a investigação, vários funcionários da Prefeitura relataram não saber quem é esta pessoa e nunca mesmo terem visto ela.

Foi informado que ele reside na Cidade de Leste, Paraguai, onde cursa medicina na UPE CDE - Universidade Privada del Este. E por causa da distância entre o cargo que ele deveria exercer no Brasil, e mesmo assim estar fazendo um curso no Paraguai, chamou atenção a audácia.

Em resposta a isso, a Prefeitura, através do Diário Oficial do Município, exonerou o funcionário no mesmo dia da divulgação da reportagem. Apesar disso, Marcondes não comentou sobre a situação, e não houve resposta em relação a isso por parte da prefeitura.


O pagamento

Em meio a essas (e outras) situações, a Prefeitura de Paulo Afonso decide divulgar em suas redes sociais dois vídeos como uma espécie de autopromoção.

Dançando de forma cômica, um dos vídeos mostra funcionários alegres balançando seus celulares com luzes acesas enquanto alguém segura uma folha tendo a frase escrita: ''O décimo tá na conta!''. Em outro vídeo, o próprio prefeito anuncia o pagamento da 2ª parcela do décimo terceiro como uma (nas próprias palavras dele) ''...boa notícia...''.

Desde que Luiz de Deus se afastou do cargo de prefeito, é comum ver esse tipo de publicação nas redes.

Diversas pessoas, em resposta aos vídeos, repudiaram a atitude da prefeitura e cobraram explicação sobre o atraso na decoração natalina e outras situações.

A Constituição da República, em seu artigo 7º, inciso VIII, prevê o 13º salário entre os direitos sociais dos trabalhadores. Além de um direito, é uma obrigação a ser cumprida. A divulgação disso com o rosto do Prefeito em exercício (cotado para se candidatar na próxima eleição) fere os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa ao publicar algo assim.

No final das contas, você sabe quem paga tudo isso.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem