Setor de eventos se prepara para possibilidade de hidratação gratuita na Bahia


A onda de calor que atinge o Brasil nos últimos meses levantou uma preocupação para a temporada mais quente do ano, o verão, que promete ser ainda mais quente em 2024. E um alerta ainda maior foi criado após a morte de uma fã da artista Taylor Swift no Rio de Janeiro, a qual foi associada ao calor e falta de água.

No último sábado (18), foi editada em caráter de urgência pelo ministro Flávio Dino a nova portaria que garante o acesso aos eventos com garrafas de água, além de disponibilizar bebedouros ou realizar a distribuição de embalagens com água adequada para consumo sem custo adicional para o consumidor. A medida é válida por 120 dias.

Já nesta quarta-feira (22), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) publicou uma portaria no Diário Oficial da União que obriga a distribuição gratuita de água em eventos feitos em dias de calor, com altas temperaturas. De acordo com o secretário Wadih Damous, o objetivo é proteger a “saúde dos consumidores em shows, festivais e quaisquer eventos, especialmente expostos ao calor”.

Ricardo Cal, empresário da área de eventos, comentou sobre a situação, dizendo:

“Nós não vamos proibir a entrada de água, desde que seja água, e não algum outro líquido alcoólico. Porque quando a gente proíbe, a gente está preservando a segurança do ambiente. Vai que a pessoa está entrando com uma droga ali e a gente não sabe? São tantos pontos que a gente precisa resolver para que tudo aconteça da melhor maneira possível”.

Cal afirma que a situação vivida no Rio de Janeiro foi algo inusitado, mas que precisa ser pensado por produtores para se precaver.

A realidade é que é necessário que sejam criadas políticas públicas próprias e permanentes sobre as garantias em condições adversas, tanto pro calor quanto para o tempo de chuva.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem