Secti lança edital para estudantes de jornalismo

Objetivo da Chamada é estimular a produção de matérias jornalísticas voltadas para divulgação científica

Incentivar a divulgação dos avanços e descobertas realizados pela ciência é essencial, uma vez que esse campo desempenha um papel importante no avanço da humanidade. Com objetivo de fomentar a criação de conteúdo jornalístico dedicado à divulgação científica, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) lança o Edital Bahia Faz Ciência: Primeiros Passos no Jornalismo Científico. As inscrições estão abertas de 25 de setembro a 2 de outubro

A proposta visa ensinar o estudante a escrever matérias sobre pesquisas científicas, contribuindo, assim, para popularização da ciência no estado. Os participantes terão acompanhamento durante toda produção do texto, desde a elaboração da pauta até a entrega do material final.  Para se inscrever, os interessados devem estar matriculados no curso de jornalismo de qualquer instituição, pública ou privada, da Bahia, e estar cursando entre o 3º e o 8º semestre.

O secretário da pasta, André Joazeiro, salienta que essas iniciativas são fundamentais para motivar estudantes de jornalismo a se envolverem na cobertura de assuntos científicos. "Nosso intuito é mostrar aos futuros jornalistas a importância das pautas científicas, oferecendo técnicas para que produzam boas matérias sobre o campo da ciência. Popularizar a ciência também passa pela formação de jornalistas científicos. Na outra ponta, como Secti, buscamos uma transformação cultural que comece desde a infância, perpassando pelo ensino fundamental, médio e, finalmente, na universidade, mostrando aos nossos jovens que eles também podem ser cientistas”.

Para Roberta Piancó, estudante do 4° semestre e participante da primeira edição do Edital, a prática com a escrita científica contribuiu para seu desenvolvimento profissional. “Minha experiência foi maravilhosa, tornando meu conhecimento significativo. Os alunos têm a oportunidade de aplicar de maneira clara e direcionada os conceitos aprendidos em suas disciplinas e os pesquisadores são beneficiados através da propagação das suas pesquisas”. O Edital completo pode ser acessado na guia Bahia Faz Ciência do site Secti. Já o formulário de inscrição está disponível no link aqui.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem