SDE defende retomada da Indústria Naval na Bahia em audiência pública na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus

Evento, que ocorreu na manhã deste domingo (24), teve como pauta a Enseada do Paraguaçu e o Canteiro de São Roque

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) esteve presente na audiência pública pela revitalização da Enseada do Paraguaçu e reabertura do Canteiro de São Roque, realizada na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, neste domingo (24). O Governo do Estado, por meio da SDE, está empenhado na retomada da indústria naval na Bahia.

De acordo com o secretário da pasta, Angelo Almeida, a estratégia é atrair empresas que possam utilizar o Canteiro de São Roque na montagem, desmontagem e manutenção de plataformas, gerando entre 1 mil e 2 mil empregos. A outra meta do estado é a Enseada do Paraguaçu conseguir ganhar um dos módulos de leilão da Petrobrás. O certame, que ocorrerá a partir de janeiro do ano que vem, vai escolher os fabricantes de módulos para plataformas de petróleo. A perspectiva é que a revitalização empregue de 4 a 5 mil pessoas novamente.

“Toda a região se reúne junto com trabalhadores e trabalhadoras no sentido de exercer e construir uma força política que possa retomar o protagonismo da indústria naval, que já existiu no local a partir do Estaleiro Enseada do Paraguaçu. O governador Jerônimo está muito empenhado em desenvolver uma grande cadeia produtiva na região neste setor tão importante para economia e desenvolvimento baiano”, afirmou Almeida, durante audiência.

O secretário lembrou ainda que é tempo de focar na esperança da reconstrução. “Fiquei muito tocado com a fala do meu colega, Secretário de Desenvolvimento e Turismo de Nazaré das Farinhas, Leonam Torres. De acordo com ele, jovens soldadores, que no auge do estaleiro tinham um carro Golf, hoje sobrevivem sendo mototáxis. A pretensão do governo é que jovens qualificados voltem a ser empregados na sua área”, finaliza.

Entre os presentes na audiência estavam o vereador Uberdan Cardoso de Santo Antônio, que promoveu a audiência pública junto com os vereadores da região; o prefeito do município Genival Deolino; o presidente da Câmara de Vereadores, Chico de Dega; o prefeito de Muniz Ferreira, professor Gileno; o secretário de Desenvolvimento e Turismo de Nazaré das Farinhas, Leonam Torres; Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Silvio Ataliba, coordenador da SDE.

Foto: Mário Marques

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem