MEC planeja retomar oferta de vagas pelo FIES e mudar o programa


O Ministério da Educação (MEC) está planejando retomar a oferta de vagas que não foram preenchidas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e está considerando fazer mudanças no programa. O Fies é um programa do governo brasileiro que oferece financiamento para estudantes que desejam cursar o ensino superior em instituições privadas.


O diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Fonseca, anunciou durante o seminário "Diálogo sobre a reconstrução do Fies," promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), que o Ministério planeja retomar a oferta de vagas não preenchidas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e está considerando fazer mudanças no programa.

Segundo Fonseca, o programa estava preenchendo apenas cerca da metade das vagas nos últimos 3 ou 4 anos, e as vagas remanescentes não estavam sendo disponibilizadas. O MEC está trabalhando para abrir uma nova chamada do Fies em setembro ou, no mais tardar, no início de outubro. Essas vagas remanescentes serão destinadas a estudantes já matriculados em instituições de ensino superior.

Além disso, Fonseca enfatizou a importância de considerar o Fies em conjunto com outras políticas do MEC para o acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas para estudantes de baixa renda. Todos esses programas enfrentaram quedas no número de inscritos e no percentual de vagas ocupadas.


O MEC está atualmente discutindo uma reconstrução do Fies, que foi criado em 1999 e passou por várias mudanças e cortes desde 2015, principalmente devido à alta inadimplência. O Ministério pretende retomar o caráter social do programa e lançar o "Fies Social," que cobrirá 100% dos custos das mensalidades em instituições privadas de ensino superior.

Mais detalhes sobre as vagas e as mudanças no programa serão anunciados em breve pelo MEC.

Fonte: Agência Brasil

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem