Empório da Agricultura Familiar apresenta cachaças e drinks diferenciados no Mercado do Rio Vermelho

Em comemoração ao Dia Nacional da Cachaça, celebrado nesta quarta-feira (13/09), será realizado o evento Ceasinha, Cachaça & Companhia, no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. As cachaças da agricultura familiar estarão presentes com um estande montado pelo Empório da Agricultura Familiar, onde será realizada a degustação das cachaças produzidas pelas famílias agricultoras. 

No estande do Empório, o bartender Raimundo Freire, especialista na produção de drinks com cachaça, vai promover ações como oficinas de caipirinha e rabo de galo, técnicas de coqueteleria e degustação dos rótulos da agricultura familiar como as cachaças Abaíra e Cordel Feliz, além da degustação dos drinks, inclusive com frutas da época.

A iniciativa pretende fortalecer a já destacada produção de cachaça dos agricultores familiares baianos, como esclarece Raimundo. “Vamos aqui destacar a relevância da cachaça dentro do contexto histórico brasileiro, reforçando que este é um produto além do álcool. A Bahia está entre os cinco maiores produtores de cachaça artesanal do Brasil e foi o primeiro estado a ter a cachaça orgânica, a Serra das Almas”, reforçou.

Entre as cachaças utilizadas pelo bartender está a cachaça Abaíra, medalha de ouro com a Abaíra Prata no Concurso Nacional de Cachaça, Bebidas Mistas e outros Destilados de 2020. 

O diretor da Cooperativa dos Produtores de Cana e Seus Derivados da Micro Região de Abaíra (Coopama), Rafael Moreira, comenta os diferenciais da cachaça fabricada nos alambiques de 142 famílias cooperadas. “Nós temos o Selo da Agricultura Familiar (SIPAF) nos nossos produtos, o que é importantíssimo para a gente porque hoje os consumidores estão optando por comprar produtos da agricultura familiar, pois sabem que, além de não utilizarem agrotóxicos, contribuem para a geração de renda das famílias”.

As cachaças Abaíra foram as primeiras do Norte e Nordeste a possuírem outro selo relevante, que é o de Indicação Geográfica. Esse selo respalda que a região de Abaíra, na Chapada Diamantina, tem clima e solo altamente propício para a produção de cachaça de qualidade, com tradição secular de produção.

O Ceasinha, Cachaça & Companhia acontece de quarta-feira (13/09) a sábado (16/09), das 12h às 17h, no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, equipamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE). O evento é uma iniciativa do box Companhia da Cachaça e está em sua segunda edição. A iniciativa é aberta ao público

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem