Consórcio Nordeste e Banco Mundial firmam aliança para impulsionar o desenvolvimento regional

Cumprindo uma série de agendas em Brasília, nesta segunda-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues, ao lado de outros governadores que formam o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, participou do evento de assinatura de memorando de entendimento entre a entidade regional e o Banco Mundial. O documento prevê ações para o desenvolvimento de projetos voltados à energia limpa, água e saneamento, meio ambiente e conectividade.

O objetivo é indicar o desejo de colaboração entre as duas entidades por meio do desenvolvimento de mecanismos financeiros para viabilizar projetos relacionados à expansão de energia renovável e outras iniciativas. As ações incluem o desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio de baixo teor de carbono e a expansão da geração de energia eólica offshore, visando um futuro mais limpo e sustentável. Além disso, a parceria prevê um engajamento entre as comunidades locais na tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, garantindo que seus interesses e necessidades sejam ouvidos e atendidos.

"Tratamos de pautas como energia solar, energia eólica, extração de minérios no estado da Bahia, uma pauta que logo teremos resultados concretos na geração de emprego e renda. Em pauta ainda, a preservação do meio ambiente, discutindo a nossa participação na COP, que acontecerá nos Emirados Árabes", explicou o governador Jerônimo.

A colaboração também se estenderá à preservação do valioso bioma Caatinga, que desempenha um papel fundamental na biodiversidade e na estabilidade regional. Para impulsionar o crescimento econômico e a inovação, a parceria se concentrará na expansão da conectividade, desenvolvimento de plataformas digitais e promoção de habilidades digitais.

Johannes Zutt, diretor do Banco Mundial para o Brasil, expressou sua confiança na colaboração de longo prazo. "Esse memorando é apenas o primeiro passo de um relacionamento que impulsionará o futuro do Nordeste brasileiro”.

Foto: Eduardo Aiache

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem