SDE discute Powershoring e Neoindustrialização em conferência em Brasília

No evento, que contou com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin, a pasta foi representada pelo secretário Angelo Almeida

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou, nesta terça-feira (15), da conferência O Powershoring e a Neoindustrialização verde do Brasil – Perspectivas, Potencial e Políticas. O evento, que é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ministério Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste (BNB) e Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), aconteceu na sede da CNI, em Brasília.

Presente na conferência, o secretário da SDE, Angelo Almeida, explicou que o evento abordou o potencial da descentralização de cadeias produtivas globais para países que ofereçam energia limpa, segura, barata e abundante. "Powershering refere-se a essa tendência mundial de indústrias concentradas em países desenvolvidos e poluentes enfrentarem o necessário combate às mudanças climáticas. Para atender o compliance ambiental, indústrias mundiais tendem a buscar sites onde haja essas alternativas", disse, destacando que esses atributos são fundamentais para a produção do hidrogênio verde, que chamou de "o combustível do futuro".

O gestor também destacou o potencial da Bahia dentro dessa tendência. "Estamos fazendo o dever de casa, liderando uma gigante cadeia produtiva de energias renováveis e limpa. Cabe a nós trabalharmos por políticas públicas que favoreçam o adensamento dessa cadeia, proporcionando que derivados do hidrogênio verde sejam manufaturados em nosso território. Esse será um grande desafio para um futuro que está logo alí", conclui.

Também participaram do evento o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin; o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade; o vice-presidente do Setor Privado do CAF, Jorge Arbache; o presidente do BNB, Paulo Câmara; e o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem