RAMA Produções realiza oficina de formação em iniciação teatral em agosto

Projeto visa expressar ancestralidade e preservação da memória indígena Pankararu por meio da arte

O teatro indígena vai subir no tablado para representar a sua ancestralidade e resistência de seu povo. A partir desta segunda-feira, 07/08, até o próximo dia 15/08, estão abertas as inscrições para a oficina “Teatro Pankararu - Corpo Território”. Jovens com idade entre 13 e 25 anos podem se inscrever e concorrer a uma das 15 vagas. As oficinas vão acontecer na Escola Estadual Indígena Pankararu Ezequiel, localizada na Aldeia Brejo dos Padres.

O projeto, com duração de quatro meses, terá duas aulas por semana com duração de três horas. Os encontros serão presenciais e desenvolvidos em quatro etapas: 1: Mergulhar - Memória Pankararu; 2: O barro - corpo e a palavra; 3: O pote de Ouro - Construção do espetáculo, texto, figurino e objetos cênicos e 4: Colher - Resultado e apresentação do espetáculo. A inscrição pode ser feita no formulário do Google.

O objetivo do projeto é relembrar e preservar as memórias e as histórias dos ancestrais por meio da criação e fruição de um espetáculo teatral construído durante os encontros. Com as oficinas, os organizadores pretendem construir um teatro que nasce a partir das manifestações culturais do povo Pankararu. A partir disso, pretendem criar um repertório corporal e cênico com base nas tradições e na ciência dos povos indígenas deste território.

Os oficineiros do projeto, que também são indígenas, relatam a importância desse momento para a aldeia e todos os envolvidos. “Expressar nossa essência através da arte é importante para que mantenhamos preservada a essência do povo Pankararu entre diferentes gerações”, disse Fykyá Pankararu, oficineiro do curso. Já para a produtora e também oficineira, Bia Pankararu, a arte pode curar a dor da perseguição e restaurar o orgulho do povo indígena. “Estamos usando esse entendimento de arte contemporânea para reafirmar a arte que sempre foi natural para nós. Somos capazes de reinventar nossas realidades com a música,o teatro e o cinema”, disse a artista.

O resultado da seleção será anunciado no perfil @rama.producoes, no Instagram, no dia 19 de agosto. As aulas começam no dia 22 do mesmo mês. Os interessados que tiverem dúvidas podem entrar em contato por meio deste perfil. O projeto recebeu recursos da Funcultura e foi contemplado pelo edital Microprojeto Cultural

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem