Governador visita Hospital Estadual 2 de Julho; unidade, que já está em atendimento, passa por reforma de requalificação

Com 100 leitos ativos destinados aos beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Estadual 2 de Julho, no bairro da Barra, em Salvador, recebeu, nesta quinta-feira (17), a visita do governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da Saúde, Roberta Santana, e do vice-governador, Geraldo Júnior.  A unidade de saúde funciona onde antes era o Hospital Espanhol, e agora assume um novo perfil de atendimento em clínica médica adulta e pediátrica, a partir do investimento de R$ 122 milhões do Governo do Estado. A integração do hospital ao SUS vai impactar positivamente às demandas da Central de Regulação, que entre janeiro e agosto já atendeu mais de 174 mil pacientes, em um tempo médio de 2,4 dias. 

Visando aprimorar suas instalações, a unidade passa por obras de manutenção que vão requalificar sua estrutura. A previsão é que ao final das obras, sejam oferecidos mais 146 leitos, somando um total de 246 leitos, dos quais 70 são destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao final da fase de manutenção, o Hospital Estadual 2 de Julho passará a ter a capacidade operacional de atender até 1.900 pacientes por mês. Apenas este ano, o Governo do Estado já aplicou R$ 2,6 bilhões em ações relacionadas à assistência e regulação.

“Nossa expectativa é que até setembro, no máximo início de outubro, este hospital esteja funcionando com a carga máxima”, declarou Jerônimo, destacando ainda a breve inauguração do Hospital Ortopédico. “Logo teremos outra agenda dessas lá no Cabula, naquele que será o maior hospital ortopédico do Brasil, para que dentro de um ano e pouco, possamos zerar a fila de regulação da ortopedia, que hoje é um calo, porque a quantidade de acidentes de automóveis e domésticos é muito grande”, completou o governador.

 

Reforço operacional

A administração do Hospital Estadual 2 de Julho é realizada pela Fundação Fabamed, após um processo de seleção pública conduzido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Com mais de 900 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e uma equipe multiprofissional, a unidade está empenhada em fornecer um cuidado de saúde abrangente e especializado.

“A proposta desse hospital é essencialmente a clínica médica, a medicina interna. Então o paciente com quadros cardiovasculares e diabetes, por exemplo, serão transferidos para este hospital, que só funciona com regulação, é um aparelho de grande importância para saúde pública da nossa população”, explicou o diretor médico do Hospital Estadual 2 de Julho, Roque Aras

O atendimento da unidade de saúde é exclusivo para os pacientes que aguardam a regulação para hospitais de alta complexidade. São oferecidos atendimento de especialidades médicas, em internação nas áreas de cardiologia, nefrologia, cirurgia geral, neurologia, gastroenterologia, ginecologia, pediatria, hematologia e infectologia. Além disso, a equipe multiprofissional do hospital é composta por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros profissionais, garantindo uma abordagem completa e humanizada no tratamento dos pacientes.

O Hospital Estadual 2 de Julho reforça o compromisso contínuo do Governo do Estado com a saúde pública, reafirmando sua importância no cenário médico da capital e de toda a Bahia. “Destacamos a importância da humanização do serviço, já que aqui vamos poder assistir e oferecer aos pacientes em plena recuperação, uma vista para o mar, e este ambiente agradável, para que facilite e ajude na recuperação do paciente, associado a uma boa assistência, a gente conseguirá que ele volte para casa mais feliz, saudável e possa ter o retorno ao convívio com a família”, pontuou a secretária da Saúde, Roberta Santana.

Após passar por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Cássia de Jesus foi transferida há três dias para o Hospital Estadual 2 de Julho, onde trata uma trombose. A paciente enfatiza sua satisfação e a qualidade da assistência recebida. “É muito boa a iniciativa do Governo do Estado de oferecer um hospital com uma estrutura maravilhosa, atendimento muito bom, e profissionais excelentes que dão atenção o tempo inteiro, além dessa vista maravilhosa, onde temos o privilégio de ver o pôr do sol da Barra”, disse Cássia.

Por: Laís Nascimento

Foto: Feijão Almeida

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem