Câmara de Vereadores de Canindé do São Francisco Instaura CPI para Investigar Ações do Prefeito Weldo Mariano

Em uma sessão repleta de tensões e debates acalorados, a Câmara de Vereadores da cidade de Canindé do São Francisco, localizada em Sergipe, deu início a um novo capítulo na política local. Na noite desta terça-feira (15), os legisladores se reuniram para deliberar sobre um requerimento fundamental: a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias relacionadas ao Prefeito Weldo Mariano.

No plenário da Câmara, a sessão se desdobrou em meio a intensos questionamentos que ultrapassaram os limites do decoro parlamentar. A figura do presidente da Casa, Juarez de Vavá, esteve no centro de discussões acaloradas, em uma tentativa de conter os ânimos exaltados, porém sem sucesso, o que levou a uma atmosfera de caos e falta de controle.

O tumulto teve início com a apresentação do requerimento de instauração da CPI. Dois vereadores, Eliel Caetano e Wilton da Nova Vida, solicitaram vistas para análise adicional, de acordo com as prerrogativas do regimento interno. Entretanto, os vereadores da oposição rejeitaram tal solicitação e, em vez disso, optaram por agressões verbais e provocativas.

O desenrolar dos eventos ocorreu ao longo da primeira sessão da noite, estabelecendo um clima de tensão. Após um breve intervalo para acalmar os ânimos, teve início a segunda sessão, caracterizada por uma dinâmica ainda mais tumultuada. Momentos de confusão surgiram quando a definição do número de vereadores a serem eleitos para a comissão interna responsável por investigar as denúncias esteve em pauta.

A questão ganhou ainda mais complexidade devido a divergências interpretativas do regimento interno. Enquanto o Artigo 72, parágrafo 3º, do regimento estabelecia a eleição de três membros, surgiu um "decreto lei" que mencionava a eleição de quatro. A discussão se intensificou, levando a uma eleição tumultuada.

A composição da comissão processante resultou na escolha dos vereadores Eliel, Tutuxa e Ninho da Saúde como membros. Destes, Ninho foi eleito presidente da comissão, enquanto Eliel se candidatou para a função de relator. Curiosamente, Tutuxa manifestou não ter interesse na candidatura de relator.

No entanto, o inusitado ocorreu quando Tutuxa foi "eleito" relator, apesar de sua declaração anterior de não ser candidato. O vereador respondeu ao presidente da Câmara que não concorreria à posição, mas, após votação, sua nomeação ocorreu de forma não convencional.

Este episódio singular desperta questionamentos sobre os procedimentos de candidatura e eleição, quando alguém que se auto-exclui da corrida é eleito para um cargo indesejado. A Câmara de Vereadores de Canindé do São Francisco se encontra, mais uma vez, sob os holofotes da contestação, lançando dúvidas sobre a legitimidade do processo eleitoral. O que poderia ter sido uma situação simples e direta, ganhou complexidade nas mãos dos legisladores, demonstrando as nuances da política local em um momento crucial

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem