Incremento na mandiocultura gera desenvolvimento para comunidade rural de Baianópolis

A Associação dos Produtores de Leite e Agricultores Familiares de Baianópolis (Aplafaba), do território Bacia do Rio Grande, é um dos exemplos de que os investimentos na agricultura familiar, aplicados de forma qualificada, geram resultados positivos.

As famílias filiadas à Associação foram beneficiadas com um projeto voltado para o fortalecimento da mandiocultura e já estão colhendo, com apenas quatro meses, as primeiras raízes de mandioca das 16 mil mudas entregues por meio do projeto.

A ação foi realizada por meio do projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). As mudas de mandioca (manivas-sementes) entregues possuem qualidade genética e fitossanitária e são resultado da parceria entre a CAR, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Biofábrica.

 “Estou feliz pelo desempenho da mandioca, tem muita raiz. Graças a Deus está dando muito certo e vai dar mais certo ainda, porque está só com quatro meses e já está desenvolvendo muito bem. Muito bom o projeto”, destacou o presidente da Associação, José Palmeira Neto.

Por meio de projetos executados pela CAR, nos últimos anos, já foram realizados investimentos da ordem de R$ 136 milhões na Mandiocultura. São ações que estão garantindo melhores condições de trabalho, aumento da produção e produtividade e, consequentemente, renda para as famílias atendidas.

Entre as ações executadas estão desde a distribuição de insumos, como as mudas de qualidade fitossanitárias, o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) para o manejo adequado da cultura, agroindustrialização da produção, até a comercialização, na busca por novos mercados e oportunidades, entre outras.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem