Entregas no Oeste da Bahia fortalecem inclusão socioprodutiva e desenvolvimento sustentável de agricultores familiares

Santana, município do Oeste da Bahia, recebeu novos investimentos do Governo do Estado para a agricultura familiar da região. Durante a ExpoSantana, que iniciou nesta quarta-feira (12) e segue até este domingo (16), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) entregou equipamentos para o os sistemas produtivos do leite, da mandioca e da avicultura de galinha caipira. Além disso, foi inaugurada uma horta comunitária que visa promover a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares.

Os equipamentos incluem 16 motos, 16 tablets e 16 tanques de resfriamento de leite, que foram destinados a oito municípios beneficiados pelo convênio dos Kits Produtivos, celebrado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da CAR, e o Consórcio Intermunicipal Bacia do Rio Corrente (Cibarc).

A iniciativa tem como objetivo aumentar a renda de 720 agricultores e agricultores familiares das comunidades rurais do território Bacia do Rio Corrente, que compreende os municípios de Cocos, Coribe, Jaborandi, São Félix do Coribe, Santa Maria da Vitória, Canápolis, Santana e Serra Dourada.

Com esses equipamentos, a logística de acesso a bens e a regularidade de visitas às propriedades serão facilitadas, ampliando o alcance das políticas públicas de inclusão produtiva na região.

Além dos investimentos em equipamentos, foi entregue uma horta comunitária em uma área de 7,5 hectares. A horta conta com 100 módulos de 32 canteiros, distribuídos entre a Escola Família Agrícola Padre Artur Birk e áreas coletivas de assentamentos rurais, beneficiando diretamente 100 famílias. Essa ação faz parte do projeto "Santana Sustentável - Semente na Terra, Alimento na Mesa", que busca famílias resgatadas em vulnerabilidade social e promove a produção de renda por meio de atividades agropecuárias.

Durante a entrega, Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, destacou a importância de Santana como um modelo de município em execução de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e ressaltou o compromisso do Governo em promover a inclusão socioprodutiva, apresentando o projeto "Santana Sustentável" como exemplo.

"Com investimento, a horta comunitária vai resgatar famílias em vulnerabilidade social e colocá-las na esteira de produção de renda a partir de uma atividade agropecuária. Já a entrega dos equipamentos para o Consórcio Cibarc evidencia o modelo de desenvolvimento econômico voltado para a agricultura familiar, que vem avançando muito mais para que a gente tenha uma Bahia Sem Fome e uma agricultura familiar forte e também para que a gente construa cada vez melhor políticas públicas para a agricultura familiar", enfatizou Jeandro.

Gilmar Bonfim, coordenador de projetos especiais da CAR, salientou a importância da qualificação da assistência técnica com a entrega de equipamentos que atendem aos sistemas produtivos. "Estamos qualificando a nossa assistência técnica entregando equipamentos para atender todas as cadeias produtivas, desde a apicultura à cadeia do leite, avicultura e também a parte de hortaliças. Com isso, as prefeituras vão disponibilizar dois técnicos nessa ação para atender nossa agricultura familiar, aumentando assim a produtividade".

O prefeito de Santana e o presidente do Cibarc, Marcos Cardoso, expressou sua satisfação com o investimento da CAR na região. "Os técnicos de extensão rural têm um papel significativo no crescimento da produção agrícola, fornecendo suporte técnico aos agricultores familiares.  A importância desse investimento do Governo da Bahia para o município e região é fundamental "

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem