Conheça os candidatos à prefeitura de Canindé do São Francisco

A eleição de 2024 decidirá o próximo prefeito da cidade de Canindé do São Francisco, em Sergipe. A cidade tem um histórico de afastamento de mandatários por questões judiciais e pela Câmara de Vereadores local. Para aqueles que desejam concorrer e vencer nas eleições, é importante estar ciente de que o cargo carrega alto risco nesse lugar.

Três prefeitos já foram afastados durante seus mandatos. Primeiro, a ex-prefeita Hortência Carvalho foi afastada devido a uma intervenção. Em seguida, o ex-prefeito Genivaldo Galindo renunciou, e Rosa Maria assumiu temporariamente, mas também foi afastada pela justiça. Em 2001, o então prefeito Ednaldo Vieira Barro foi afastado devido a irregularidades na aplicação dos recursos municipais, após o Ministério Público apresentar uma representação que foi acolhida por meio de um acórdão. Nesse momento, Weldo Mariano, que era presidente da Câmara de Vereadores, assumiu o cargo de prefeito após o falecimento do prefeito de direito, Orlandinho Andrade.

Agora, o prefeito afastado é Weldo, que venceu a última eleição. Para evitar um impedimento definitivo de suas funções, ele optou por solicitar uma licença de 180 dias. No entanto, Joselildo Pank, que assumiu temporariamente, está enfrentando uma situação incomum. O Ministério Público local pediu o afastamento dele do cargo de prefeito. A decisão está nas mãos do procurador-geral do Ministério Público do estado, Manoel Cabral Machado Neto, e espera-se uma decisão favorável ou não à intervenção nos próximos dias.

Nesse clima, alguns nomes já se destacam como pré-candidatos à prefeitura em 2023. São eles:

Joselildo Pank: atual prefeito até que Weldo Mariano encerre sua licença em agosto. Pank já foi vereador na cidade e é conhecido por ser um político de palavra, sendo esta sua primeira vez como prefeito. Ele tem pouco tempo para mostrar sua capacidade de administrar a cidade. Se Weldo reassumir o cargo, a situação política de Pank se complica, já que ele ficará sem mandato. No entanto, se a justiça ou os vereadores afastarem definitivamente Mariano, Pank terá uma chance de mostrar seu trabalho aos eleitores.

Kaká Andrade: ele tem como destaque o fato de ser irmão do ex-prefeito Orlandinho Andrade, que foi muito popular na cidade. No entanto, Kaká é criticado pela população por ter supostamente ignorado as instruções do irmão quando atuava como secretário. Além disso, sua imagem é vista como elitista em uma sociedade majoritariamente popular.

Machado "Machadinho": é uma incógnita no pleito. Ele é um nome novo na política, com menos de quatro anos de experiência, e precisa mostrar mais do que tem feito atualmente. No meio político, há rumores de que ele deseja se candidatar a prefeito, mas precisa formar um grupo e se aproximar da população, o que falta atualmente.

Heleno Silva: foi deputado estadual e federal por dois mandatos, além de ter sido secretário de agricultura do estado, sendo responsável pela criação do programa de distribuição de leite para a população carente, comprado diretamente dos produtores rurais. Ele se elegeu prefeito em 2012, derrotando o então candidato "imbatível", Ednaldo da Farmácia, que contava com o apoio de Orlandinho. Durante seu mandato, Heleno construiu três clínicas de saúde, iniciou o projeto da Nova Orla Canindé (Prainha), incentivou o turismo local, construiu duas quadras esportivas e realizou melhorias nas ruas e praças da cidade. Ele destaca que essa eleição será baseada em resultados e no que cada candidato já fez e fará por Canindé.

Weldo Mariano: atualmente afastado por licença, ele teria chegado a um "acordo" com Pank e os vereadores para evitar a cassação de seu mandato. Caso retorne e permaneça no cargo, pessoas próximas a ele afirmam que ele pode se candidatar novamente. No entanto, a maioria dos vereadores é contra ele e deseja cassar seu mandato devido a supostos crimes administrativos. Há especulações de que Weldo já tenha feito um acordo com um pré-candidato, cujo filho seria o vice na chapa. Resta aguardar para ver se a população verá isso com bons olhos, caso seja verdade.

Embora a eleição ocorra no próximo ano, a pré-campanha já dá sinais do que pode acontecer

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem